Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Fitch não espera aumento do desemprego com retirada dos apoios

A Fitch acredita ser improvável que a taxa de desemprego aumente significativamente na zona euro com a retirada dos apoios aos regimes de trabalho de curta duração, ainda que os países expostos ao turismo estejam mais permeáveis.

Fitch não espera aumento do desemprego com retirada dos apoios
Notícias ao Minuto

16:15 - 16/02/22 por Lusa

Economia Fitch

"À medida que o apoio do governo aos regimes de trabalho de curta duração diminui em toda a zona euro é improvável que a taxa de desemprego aumente significativamente", antecipa a Fitch numa análise divulgada hoje.

De acordo com os analistas da agência de notação financeira, "a forte procura de trabalho e os níveis mais altos de atividade económica provavelmente irão absorver rapidamente os trabalhadores em regimes de apoio -- garantindo que o número de novos desempregados permaneça limitado".

Na análise justificam que "com a economia da zona do euro a passar o nível pré-pandemia no quarto trimestre, a atividade económica mais forte será capaz de sustentar níveis mais altos de emprego" e uma diminuição do uso dos regimes de apoio ao emprego de curta duração.

A Fitch aponta ainda o exemplo do Reino Unido, onde o desemprego não aumentou imediatamente após o fim do regime de apoio ao emprego, considerando que "é um bom presságio para a zona euro".

Contudo, admite que nem todos os trabalhadores em regimes de emprego de curta-duração irão encontrar trabalho "imediatamente".

"Por exemplo, em países com maior emprego no setor de turismo, que levará mais tempo para regressar aos níveis de atividade pré-pandemia, o desemprego pode aumentar particularmente sem apoio", refere.

Leia Também: Covid-19. PCP diz que deixou ser de "aceitável" continuar com restrições

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório