Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Compensar clientes Vodafone? "Foco" está no restabelecimento da operação

Questionada sobre se a empresa pondera atribuir uma compensação aos clientes - por terem estado impedidos de aceder a determinados serviços no seguimento do ciberataque - fonte oficial da Vodafone disse ao Notícias ao Minuto que o "foco" neste momento é restabelecer a operação. 

Compensar clientes Vodafone? "Foco" está no restabelecimento da operação
Notícias ao Minuto

08:46 - 10/02/22 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Vodafone

A Vodafone continua a fazer um esforço no sentido de repor a sua operação, após o ciberataque de que foi alvo na segunda-feira. Há clientes que estão, desde essa altura, impedidos de realizar determinados serviços, mas quando questionada sobre se pondera atribuir uma compensação aos mesmos, a empresa diz que o "foco" neste momento é restabelecer a operação. 

"Neste momento, o foco da Vodafone está no restabelecimento da sua operação, com a maior brevidade possível e máxima estabilidade, para repor todos os serviços aos seus clientes", disse fonte oficial da Vodafone em resposta ao Notícias ao Minuto.

A DECO referiu, na quarta-feira, que "estamos perante uma situação excecional, em que aparentemente não haverá responsabilidade da Vodafone". Contudo, é preciso aguardar para perceber o que decidirá a operadora de telecomunicações.

"Resta também esperar para verificar que posição tomará a operadora relativamente aos seus clientes. Ainda que não seja responsável pela prestação defeituosa do seu serviço, pode de alguma forma procurar compensar os seus clientes", disse a DECO, numa nota publicada no seu site.  

Vodafone em fase de estabilização da rede e recuperação do serviço de voz fixa 

A atualização mais recente, divulgada no final de quarta-feira, dá conta que a prioridade da operadora "tem sido a estabilização da sua rede e a recuperação do serviço de voz fixa", a qual tem vindo "sustentadamente a ganhar estabilidade".

"Dando nota do desenvolvimento dos trabalhos de restabelecimento da sua operação, a Vodafone informa que a prioridade do dia de hoje [quarta-feira] tem sido a estabilização da sua rede e a recuperação do serviço de voz fixa, que tem relevância para todos os clientes, mas em especial para os clientes empresariais", refere a empresa.

"Desde a hora de almoço que iniciámos de forma gradual o restabelecimento deste serviço, o qual tem vindo sustentadamente a ganhar estabilidade", acrescenta.

Além disso, foi igualmente "possível restabelecer alguns canais de comunicação com o nosso Serviço de Apoio a Clientes", refere a Vodafone, alertando, no entanto, "para constrangimentos ainda associados" e pedindo "a compreensão dos clientes face à instabilidade ainda existente neste serviço".

O restabelecimento dos canais digitais, "designadamente através da APP My Vodafone, está a ser outra área de atuação prioritária, com resultados já alcançados mas ainda sem acessibilidade total".

O processo de sustentabilidade da prestação do serviço de dados móveis sobre a rede 4G continua e "tem estado a evoluir favoravelmente, em resultado dos esforços contínuos das nossas equipas técnicas", salienta a operadora de telecomunicações.

No caso do serviço de televisão, embora este "não tenha sido diretamente impactado pelo ciberataque, alguns clientes viram o seu serviço comprometido durante o dia de hoje, devido aos trabalhos em curso e a interligações entre sistemas, estando neste momento em fase final de resolução, com um número já bastante residual de clientes afetados".

A Vodafone assevera que irá continuar a atualizar os seus clientes sobre a evolução da reposição dos serviços "sempre que justificável".

Na terça-feira, em conferência de imprensa, o presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz, garantiu que a empresa estava "de forma ininterrupta desde as nove da noite" de segunda-feira a trabalhar sobre este "grave" incidente.

Leia Também: Ciberataque à Vodafone. Sete questões sobre os direitos dos clientes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório