Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Aprovada delegação de competências de mobilidade do Porto à STCP Serviços

O executivo da Câmara do Porto aprovou hoje, com o voto contra da CDU, delegar competências à STCP Serviços relacionadas com a mobilidade e gestão de infraestruturas auxiliares ao transporte público, como a gestão do Intermodal de Campanhã.

Aprovada delegação de competências de mobilidade do Porto à STCP Serviços
Notícias ao Minuto

16:05 - 07/02/22 por Lusa

Economia STCP

A proposta de delegar competências à STCP Serviços, subsidiária da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), foi aprovada com o voto contra da CDU e o voto favorável dos vereadores do movimento independente de Rui Moreira, do PSD, do PS, do BE e da vereadora independente.

Na discussão, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, salientou que o partido se distancia de outros nesta matéria por considerar que a STCP "deveria continuar na esfera da administração central pelos custos que tudo isso implica na sua gestão e investimentos".

"Através da STCP Serviços, que sei que está mais ou menos moribunda, mas que se vai revitalizar, penso que não é a melhor solução", disse, salientando que a gestão dos parques de estacionamento se deveria manter na esfera municipal.

Considerando que a CDU "tem uma visão centralista nesta matéria", o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, afirmou ter "muitas dúvidas" sobre os modelos de descentralização em algumas áreas, mas no caso da STCP a capacidade de intervenção do município é "fundamental".

"Nesta matéria, em que nos empenhamos muito e foi um grande desafio, vai permitir a cidade mudar os seus velhos paradigmas", notou o autarca.

A vereadora Rosário Gamboa, do PS, destacou que esta delegação de competências tem por base "um decreto de lei socialista", e considerou a proposta "bem fundamentada", assim como o seu "desenho, dimensão e fontes de financiamento".

"A visão integrada dos diversos serviços é nos cara", afirmou a socialista, alertando para a necessidade de se acompanhar e monitorizar o financiamento do contrato-programa.

Por sua vez, Vladimiro Feliz, vereador do PSD, saudou a medida e a "capacidade de olhar para o sistema de mobilidade de forma integrada", reforçando "os destinos" da mesma.

"Este é um passo decisivo para afirmar a liderança da câmara neste processo", considerou o social-democrata que, para "não causar ruído" ao tema em discussão, não apresentou uma proposta do partido para o Ramal da Alfândega.

Destacando ser "bem-vinda a mudança de opinião" do PSD, o vereador do BE, Sérgio Aires, alertou para a necessidade de haver "ainda muito a fazer" na empresa, nomeadamente ao nível da "relação da administração com os trabalhadores".

De acordo com o Relatório de Contas Consolidadas da STCP do primeiro semestre de 2021, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a "STCP Serviços encontra-se, desde março de 2012, sem atividade operacional, não dispondo de recursos humanos, nem ativos fixos tangíveis ou intangíveis".

Entre as competências a delegar, destaca-se a exploração e gestão do Terminal Intermodal de Campanhã, do Terminal das Camélias e do Terminal do Bom Sucesso, património que se "mantém na esfera jurídica do município do Porto".

Os meios auxiliares à deslocação entre cotas, como o Funicular dos Guindais, o Elevador da Lada, as escadas do Monte dos Judeus, o futuro elevador do Palácio de Cristal e escadas das Virtudes, serão confiados à "exploração e gestão" da STCP Serviços.

A par destas infraestruturas, é também confiada à empresa "a realização de todos os estudos necessários para a operacionalização" do ramal da Alfândega com um sistema de transporte público compatível com a utilização do canal para modos suaves.

A gestão dos parques de estacionamento da titularidade da Câmara do Porto, nomeadamente Trindade, Duque de Loulé, Caminhos do Romântico e Viela do Anjo, será também colocada "à disposição" da STCP Serviços.

Já nos parques de estacionamento explorados por operadores privados, como o da Ribeira, Palácio da Justiça, Praça de Lisboa, Praça Gomes Teixeira, Praça Carlos Alberto, Praça D. João I e Avis, Castelo do Queijo e Adelino Amaro da Costa, a STCP Serviços ficará com a função de "gestor contratual".

Leia Também: A sua empresa promove boas práticas? Candidate-a a este prémio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório