Já tentou algumas vezes, mas mesmo assim chega ao final do mês com a sensação de que é impossível poupar? "Se tem um orçamento apertado, é essencial planear para que se consiga organizar e poupar", indica o Doutor Finanças.
A empresa especializada em finanças pessoais adianta ainda que o primeiro passo poderá passar por fazer um orçamento familiar. "Traçar um orçamento não é nada mais nada menos do que registar todas os seus rendimentos e todas as suas despesas", refere o Doutor Finanças.
Fique a par de algumas dicas que podem ajudar a poupar:
- Repense os seus hábitos de consumo
"Os custos com o lazer e entretenimento são os primeiros a sofrer cortes. Refeições fora, idas ao cinema ou compras de vestuário e afins. Se, por exemplo, tem o hábito de almoçar fora, pondere começar a levar uma marmita para o trabalho. A diferença ao final do mês pode mesmo ser significativa."
2. Poupe no início do mês
"Ao colocar logo um montante de parte, destinando-o à poupança, já não vai contar com esse valor para os gastos do mês. A forma mais fácil de o fazer é através de uma transferência automática, que pode programar na sua aplicação do banco. Assim, não corre o risco de se esquecer."
3. Trace um plano de poupança e siga-o com rigor
"Pode definir um montante total que quer poupar e calcular quanto tempo irá demorar para o atingir. Depois, é só ir alimentando essa poupança com rigor até alcançar o objetivo. De preferência, como já foi referido, ao início do mês."
4. Aproveite momentos de maior liquidez
"Para aumentar a sua poupança, pode aproveitar ocasiões de maior liquidez, ou seja, alturas em que tem mais dinheiro disponível do que o habitual. São exemplo os momentos de reembolso do IRS ou de recebimento dos subsídios de Natal e férias."
5. Não consegue mesmo poupar? Pondere arranjar um rendimento extra
"Se mesmo depois de fazer todas as contas e cortes de despesas, perceber que não consegue poupar, pondere procurar uma forma de aumentar os seus rendimentos. Tente encontrar formas de ganhar dinheiro com algo que saiba fazer. Dar explicações, ensinar a tocar um instrumento, fazer artesanato ou bolos. Na internet, existem diversas sugestões que podem ser práticas para si. Pense no assunto."
Leia Também: Qual é a "altura certa" para subscrever um Plano Poupança Reforma?