Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Qual é a "altura certa" para subscrever um Plano Poupança Reforma?

"Quanto mais atempadamente começar a poupar, mais vai conseguir amealhar", sublinha a DECO Proteste.

Qual é a "altura certa" para subscrever um Plano Poupança Reforma?
Notícias ao Minuto

09:05 - 27/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia PPR

Há uma "altura certa" para subscrever um Plano Poupança Reforma (PPR)? De acordo com a DECO Proteste, quem tem cerca de 30 anos está na melhor idade para aderir a este produto e, assim, começar a poupar para a reforma. 

"Se ainda não completou 30 anos ou está nesta faixa de idade, este é o conselho que pode mudar a sua vida: é a altura certa para subscrever um plano poupança-reforma", diz a associação, numa nota publicada no seu site

E explica: "Pode parecer prematuro pensar na aposentação, quando ainda falta tanto tempo, mas a matemática mais básica ajuda a explicar: quanto mais atempadamente começar a poupar, mais vai conseguir amealhar, e 20 ou 50 euros aplicados por mês num PPR podem fazer toda a diferença quando deixar a vida ativa". 

De acordo com a DECO Proteste, no que toca à poupança, o "tempo é, de facto, o seu grande aliado. Vocacionado para o longo prazo, os planos poupança-reforma usam o tempo como catalisador da poupança".

"Ao investir num PPR, terá, no final de algumas décadas, não só um bolo maior por ter posto de parte uma determinada quantia de forma regular, como irá beneficiar do efeito de capitalização. Efeito esse que será tanto maior quanto mais alargado for o prazo de investimento", pode ler-se. 

E se já tiver uma idade mais avançada? 

Se já tiver 40 ou 50 anos, diz a DECO Proteste, "terá de fazer uma poupança mensal bastante mais elevada para conseguir acumular um montante que permita chegar à reforma e manter o mesmo nível financeiro a que se habituou com o seu salário". 

A DECO Proteste disponibiliza aqui um simulador que ajuda a perceber quanto pode ganhar com um PPR. 

Leia Também: Sem devolução de viagens canceladas em 2020? DECO recomenda a recorrer

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório