EDP Renováveis conclui venda de cinco parques eólicos em Portugal à Onex

A EDP Renováveis concluiu a venda de cinco parques eólicos em Portugal à Onex, numa operação estimada em 534 milhões de euros, foi hoje anunciado ao mercado.

Notícia

© iStock

Lusa
28/01/2022 09:39 ‧ 28/01/2022 por Lusa

Economia

negócio

Num comunicado divulgado no portal da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP refere que a venda da participação acionista de 100% num portfólio eólico de 221 MW "engloba cinco parques eólicos, dos quais 96 MW estão em operação desde 2018-19 e os restantes 125 MW entraram em operação em dezembro de 2021".

A transação vai contribuir com 534 milhões de euros "de encaixe na rotação de ativos" e insere-se "no contexto do programa de rotação de ativos de 8.000 milhões de euros para 2021-2025", com o qual a EDP quer "acelerar a criação de valor e reciclar capital para reinvestir em crescimento rentável", refere.

Na nota, a EDP assegura que as condições precedentes à transação estavam verificadas em 31 de dezembro de 2021 e que a conclusão financeira foi agora finalizada.

O banco Santander anunciou hoje, em comunicado, o financiamento à Onex Holdings em mais de 360 milhões de euros para a aquisição destes cinco parques eólicos.

"O banco atuou como 'one-stop shop' para o financiamento, assegurando o desembolso total do pacote de dívida e contratando um instrumento de cobertura do risco de taxa de juro", refere.

Aquando do anúncio da venda, em julho de 2021, a EDP Renováveis apontou que após a conclusão da transação, estes parques serão geridos pela Exus Management Partners, "que possui uma forte presença na Península Ibérica".

A Onex Holding é um grupo privado baseado no Luxemburgo, com investimentos em ativos estratégicos no sector imobiliário, energia e trading.

A EDP Renováveis é detida em 74,98% pela EDP.

Leia Também: O 'segredo' para reduzir o risco de violação de dados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas