Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

OCDE abre negociações ao alargamento a seis países

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) anunciou hoje a abertura das negociações de adesão aos seis países candidatos, Argentina, Brasil, Perú, Bulgária, Croácia e Roménia.

OCDE abre negociações ao alargamento a seis países
Notícias ao Minuto

19:25 - 25/01/22 por Lusa

Economia OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) anunciou hoje a abertura das negociações de adesão aos seis países candidatos, Argentina, Brasil, Perú, Bulgária, Croácia e Roménia.

O conselho da OCDE, que reúne os embaixadores dos 35 estados-membros, decidiu lançar esta fase de discussões, que irá envolver um procedimento individual para cada um dos seis candidatos.

O processo irá incluir "uma avaliação rigorosa e aprofundada" por mais de 20 comités técnicos para que cada um deles esteja de acordo com os padrões e as melhores práticas, disse a organização em comunicado.

Estas revisões, acrescentou, irão implicar alterações na legislação, políticas e práticas e, portanto, irão servir como um "poderoso catalisador de reformas".

Antes disso, os seis candidatos terão que responder às cartas que lhes foram enviadas pelo secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, com os termos e condições do processo de adesão, bem como as áreas prioritárias identificadas.

Além disso, terão que confirmar que partilham os valores e a visão que a OCDE expressou no ano passado com a declaração por ocasião de 60.º aniversário e com as conclusões políticas da reunião ministerial.

Nesses documentos, a organização lembrou, a importância que dão à "preservação da liberdade individual, aos valores da democracia, ao Estado de direito e à proteção dos direitos humanos, bem como os méritos de uma economia de mercado aberto, baseado no livre comércio, concorrência, sustentabilidade e transparência".

Reafirmou também o compromisso dos estados-membros em promover o "crescimento económico sustentável e inclusivo" e de combater as alterações climáticas, o que implica deter e até mesmo reverter a perda de biodiversidade e a desflorestação.

Cormann considerou que com a decisão de hoje dos embaixadores ficou confirmado que "a OCDE é uma organização aberta, relevante à escala global e em constante evolução".

"A adesão à OCDE - disse - é o meio mais direto e eficaz para garantir a adoção e difusão em todo o mundo dos valores, princípios e normas que temos em comum".

O secretário-geral sublinhou que os seis candidatos poderão aproveitar o processo de adesão para realizar reformas "em benefício das populações" e ao mesmo tempo fortalecer a OCDE como "grupo de países unidos por visões comuns e comprometidos com uma ordem internacional baseada em regras".

Entre os 35 membros da OCDE estão quatro países latino-americanos: México, que aderiu em 1994; Chile, em 2020; Colômbia, em 2020, e Costa Rica, em maio de 2021.

Leia Também: Taxa de emprego sobe seis décimas na OCDE. E em Portugal?

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório