Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Madeira retoma operação no porto do Caniçal após vários dias parado

A operação de carga e descarga de mercadorias no porto do Caniçal, na Madeira, foi hoje retomada, depois de dois navios terem sido autorizados a atracar excecionalmente no Funchal devido ao mau tempo, indicou a Secretaria Regional da Economia.

Madeira retoma operação no porto do Caniçal após vários dias parado
Notícias ao Minuto

11:01 - 22/01/22 por Lusa

Economia Mau tempo

"A melhoria do estado do tempo no final da tarde e início da noite de ontem [sexta-feira], permitiu, ainda que com alguma ondulação, a acostagem dos navios 'Funchalense 5' e 'Ilha da Madeira'", refere a secretaria em comunicado.

Na terça e na quarta-feira, os navios 'Ponta do Sol' e 'Funchalense 5' foram autorizados a atracar excecionalmente no porto do Funchal para descarregar produtos prioritários, devido à forte agitação marítima que afetava a orla costeira do arquipélago da Madeira, particularmente na área do porto de mercadorias, no Caniçal, zona leste da Madeira.

De acordo com a Secretaria Regional da Economia, tutelada por Rui Barreto, o 'Funchalense 5' vai agora descarregar as restantes mercadorias no Caniçal, seguindo depois para Lisboa, ao passo que o porta-contentores 'Rebecca S' vai carregar mercadorias com destino à ilha do Porto Santo, para onde rumará no domingo.

O mau tempo no mar forçou o Governo Regional da Madeira a fretar um avião cargueiro para garantir o abastecimento do Porto Santo, operação que decorreu na sexta-feira, após uma semana sem transporte de mercadorias.

Rui Barreto, citado no comunicado, considera que a cooperação entre várias entidades, nomeadamente operadores e trabalhadores portuários, Capitania do Porto do Funchal, Alfândega e forças de segurança, permitiram que a descarga excecional de produtos prioritários, gado vivo e gás no Funchal decorresse de forma célere e eficaz.

"Esta medida permitiu, igualmente, demonstrar que, numa situação de contingência como a que se verificou durante alguns dias desta semana na região, existe uma alternativa ao porto do Caniçal que permite garantir o abastecimento de produtos prioritários à região", sublinha o governante.

Leia Também: Governo da Madeira vai recorrer do processo instaurado pela CNE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório