Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Isolamento profilático por Covid-19 é pago a 100%, recorda a DECO

Fique a par dos seus direitos se tiver de ficar em casa por causa da Covid-19.

Isolamento profilático por Covid-19 é pago a 100%, recorda a DECO
Notícias ao Minuto

08:53 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia isolamento profilático

Se as autoridades de saúde determinarem que deve ficar em casa em isolamento profilático e não seja possível manter-se em teletrabalho, saiba que "está protegido", uma vez que a baixa é paga a 100%, recorda a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

"Qualquer trabalhador que a autoridade de saúde determine que deve permanecer em casa, seja por estar doente com Covid-19, seja por haver uma probabilidade de ter sido exposto a um foco de infeção, tem direito a um subsídio de doença que não está sujeito a período de espera e cujo valor corresponde a 100% da remuneração de referência líquida, sem que possa ser inferior a 65% da remuneração de referência bruta", diz a DECO, numa nota publicada no seu site

Contudo, a DECO lembra que este isolamento profilático deve ser "decretado por uma autoridade de saúde e motivado por uma situação de grave risco para a saúde pública". O contacto com a linha do SNS24 "permite obter uma declaração provisória de isolamento".

Qual o valor do subsídio a que tenho direito durante a baixa? 

A principal diferença desta baixa é que, por norma, "os três primeiros dias não são cobertos pelo subsídio (dez dias para os trabalhadores independentes), [mas] nesta situação de contenção da pandemia os dias de isolamento são pagos logo a partir do primeiro dia".

"Desde que esteja inscrito no regime geral da Segurança Social, qualquer trabalhador por conta de outrem ou independente que seja impedido de exercer a sua atividade profissional por perigo de contágio de Covid-19 tem direito a um subsídio cujo valor, nos primeiros 14 dias, corresponde a 100% da remuneração de referência líquida, não podendo ser inferior a 65% da remuneração de referência bruta", adianta a DECO. 

Além disso, caso fique com Covid-19, "a atribuição do subsídio também não está sujeita a período de espera e o subsídio corresponde a 100% da remuneração de referência líquida (com o mesmo limite mínimo de 65% da remuneração de referência bruta), durante o máximo de 28 dias". 

Para mais informações sobre este assunto pode aceder aqui ao artigo da DECO. 

Leia Também: Recebeu uma destas mensagens em nome da AT? "São falsas" e deve ignorar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório