Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

INE revela que houve "acentuada aceleração dos preços" no 2.º semestre

Os dados foram divulgados, esta quarta-feira, pelo INE.

INE revela que houve "acentuada aceleração dos preços" no 2.º semestre
Notícias ao Minuto

11:03 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia INE

A Síntese Económica de Conjuntura divulgada pelo INE, esta quarta-feira, revela que houve uma "acentuada aceleração dos preços no produtor e no consumidor" na segunda metade do ano passado. 

"Em 2021, verificou-se uma aceleração dos preços, tendo o Índice de Preços no Consumidor (IPC) evidenciado um forte movimento ascendente, registando variações de homólogas de 0,6% e 1,9% no 1º e 2º semestre, respetivamente e 1,3% de média anual, após a variação nula em 2020", nota o INE. 

Esta aceleração dos preços, diz a agência de estatísticas, "verificou-se na maioria das categorias do IPC, embora mais pronunciadamente nos bens energéticos".

"O aumento dos preços foi ainda mais acentuado na produção industrial, tendo o respetivo índice aumentado 6,4% em 2021, depois de ter diminuído 3,9% no ano precedente. Note-se, porém, que o aumento anual dos preços na produção de bens de consumo foi bastante mais moderado (2,1%), ficando assim mais próximo do verificado no IPC", pode ler-se. 

Os indicadores de curto prazo, disponíveis para novembro, "revelam elevados crescimentos em termos nominais na indústria e nos serviços, significativamente mais intensos que no mês precedente e refletindo sobretudo a aceleração dos preços implícitos", diz o INE, sublinhando que "em termos reais, verificaram-se aumentos na indústria e na construção". 

Leia Também: Cotadas com novos deveres de reporte a partir de 5.ª feira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório