Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 34º

Desemprego na OCDE cai para 5,5% em novembro, pelo sétimo mês consecutivo

O desemprego nos países da OCDE caiu pelo sétimo mês consecutivo em novembro, para uma média de 5,5%, contra 5,7% em outubro, anunciou hoje a organização.

Desemprego na OCDE cai para 5,5% em novembro, pelo sétimo mês consecutivo
Notícias ao Minuto

13:32 - 18/01/22 por Lusa

Economia OCDE

Num comunicado hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) sublinha que, apesar desta tendência descendente, o desemprego permanece 0,2 pontos acima da taxa verificada antes da pandemia em fevereiro de 2020.

Em novembro, o número de desempregados nos países da OCDE diminuiu para 36,9 milhões de trabalhadores, menos 1,1 milhões face a outubro, mas ainda 1,5 milhões acima do nível pré-pandemia.

Contudo, a organização advertiu que estes dados deveriam ser tomados com alguma cautela, pois nos EUA e no Canadá os trabalhadores em regime de despedimento temporário que regressam ao trabalho são contabilizados como desempregados que encontram trabalho.

Além disso, a OCDE recordou que algumas alterações metodológicas nos números dos países da União Europeia podem "esbater" os dados relativos a essa região.

Na zona euro, o desemprego desceu, pelo sétimo mês consecutivo, de 7,3% em outubro para 7,2% em novembro.

Os maiores declínios na Europa foram registados na Lituânia (para 6%, contra 6,5%), Áustria (para 5,3%, contra 5,7%) e Espanha (para 14,1%, contra 14,4%).

Em contrapartida, aumentou de 0,3 pontos percentuais, para 7,3%, na Letónia.

Em novembro, a taxa de desemprego caiu 0,4 pontos percentuais ou mais na Austrália (para 4,6%, contra 5,2% em outubro), Canadá (para 6,0%, contra 6,7%), Colômbia (para 12,5%, contra 13,0%), República Checa (para 2,2%, contra 2,6%), Israel (para 4,5%, contra 4,9%) e Estados Unidos (para 4,2%, contra 4,6%).

Também diminuiu, mas em menor grau, na Coreia (para 3,1%, contra 3,2%) e no México (para 3,8%, contra 3,9%), enquanto subiu ligeiramente no Japão (para 2,8%, contra 2,7%).

Dados mais recentes mostram que em dezembro a taxa de desemprego diminuiu ainda mais no Canadá (para 5,9%) e nos Estados Unidos (para 3,9%).

Em novembro (ou no último período disponível), as taxas de desemprego situavam-se abaixo do nível pré-pandemia na Austrália, Chile, França, Itália, Coreia, Lituânia, Países Baixos, Nova Zelândia, Portugal e Turquia.

Leia Também: Subsídio de desemprego: Quais as condições e valores a receber?

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório