Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Novas taxas de uso de cartões piorará financiamento do sistema"

O presidente da SIBS, Vítor Bento, critica ao Diário Económico a medida do Partido Socialista que visa reduzir os encargos que os comerciantes têm com os pagamentos realizados com cartões de débito e crédito, por considerar que esta irá piorar as condições do sistema de financiamento nacional.

"Novas taxas de uso de cartões piorará financiamento do sistema"
Notícias ao Minuto

10:18 - 20/03/14 por Notícias ao Minuto

Economia Vítor Bento

Para Vítor Bento, presidente da SIBS, a medida proposta pelo PS para reduzir as taxas pagas pelos comerciantes com a utilização do ATM vai penalizar o consumidores e vai agravar o défice anual do sistema de pagamentos em cerca de 150 milhões de euros, com os grandes retalhistas a ficarem com uma fatia de cerca de 27% desse bolo, ou seja, 40,5 milhões.

Para o economista, o sistema de financiamento em Portugal “está coxo”, uma vez que é proibido por lei o financiamento em ATM junto dos utilizadores dos cartões, o que obriga a que esse financiamento seja feito nos comerciantes. Ao reduzir os encargos que os comerciantes suportam com estes pagamentos, a situação financeira piorará.

“Neste enquadramento o sistema é deficitário em cerca de 350 milhões de euro por ano. Se esta alteração proposta pelo PS passar, o défice aumentará em cerca de 150 milhões”, refere Vítor Bento ao Diário Económico.

A proposta socialista, que antecipa a entrada em vigor da proposta aprovada pelo Parlamento Europeu, em abril, prevê a redução das taxas pagas pelo uso de cartões de crédito e débito. A decisão tem a aprovação das empresas de distribuição, enquanto a banca pede tempo para se adaptar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório