Meteorologia

  • 28 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Procura emprego? Cinco sugestões para usar o LinkedIn a seu favor

Comece 2022 a investir na sua "marca pessoal".

Procura emprego? Cinco sugestões para usar o LinkedIn a seu favor
Notícias ao Minuto

09:00 - 05/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

O LinkedIn é uma rede social com uma vertente mais profissional, que é normalmente utilizada tanto por candidatos a emprego como por empresas que estão em fase de recrutamento. Se procura emprego, utilizar o LinkedIn pode ser uma ferramenta importante. 

A Adecco Portugal apresenta cinco formas de tirar o máximo partido do LinkedIn para encontrar (e conseguir) um emprego à medida das suas ambições. 

1. Começar pelo princípio: construir a sua marca pessoal e melhorar o perfil na rede

"Para utilizar o LinkedIn em todo o seu potencial, comece por ser cuidadoso na configuração do seu perfil porque, certamente, os potenciais empregadores vão visualizar a sua presença no LinkedIn e, muito provavelmente, toda a sua presença nas redes sociais.

Antes de mais, para ser um perfil atrativo, pense na sua marca pessoal. Uma definição sucinta e expressiva do que é o personal branding é a que Jeff Bezos, CEO da Amazon, diz ser 'o que as pessoas dizem sobre si quando não está na sala'. No fundo, como gostaria de ser visto a nível profissional, ou o que os seus colegas e líderes pensariam sobre si na sua ausência?"

2. Seguir empresas-alvo

"Se procura uma posição numa empresa específica, ou se conhece algumas organizações de topo para as quais gostaria de trabalhar, siga essas empresas no LinkedIn: é essencial estar a par das notícias e atividade de mercado da organização e, obviamente, poderá aceder às publicações de vagas que possam estar disponíveis de forma muito mais imediata, o que garante a possibilidade de ser uma das primeiras pessoas a candidatar-se."

3. Usar o LinkedIn para preparar entrevistas

"Muitos empregadores utilizam o LinkedIn para pesquisar candidatos antes de chamarem alguém para uma entrevista, mas o candidato também pode utilizar a plataforma em seu proveito nestas situações. Se foi chamado para uma entrevista, antes de a realizar, consulte os últimos posts do LinkedIn da organização para descobrir que atualizações importantes podem ser relevantes para a sua conversa durante a entrevista. Fazer este tipo de pesquisa irá mostrar ao seu potencial empregador que tem interesse em preencher a vaga disponível, mas também se importa com a empresa como um todo."

4. Juntar-se a grupos de LinkedIn

"Os grupos do LinkedIn são uma das melhores formas de interagir com outros profissionais da sua área. Por exemplo, se estiver interessado numa carreira profissional em contabilidade fora de Portugal, pode juntar-se a um grupo de profissionais de contabilidade do país onde gostaria de trabalhar. Não só conhecerá as tendências do mercado locais, formação e notícias, mas também poderá aceder às partilhas sobre vagas de emprego."

5. Ativar aletas de emprego

"Para garantir que nunca perde uma oportunidade, crie alertas de emprego personalizados no LinkedIn: assim que os ativar, receberá notificações de novas vagas que correspondem às suas competências no separador de notificações. Pode criar alertas de emprego para empresas, locais ou postos de trabalho específicos."

Leia Também: Mais de uma dezena de voos cancelados. TAP regista "pico de baixas"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório