Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Contas de serviços mínimos bancários permitem poupar até (quase) 50 euros

A conclusão é de uma análise da DECO Proteste, que considera que estes produtos são "uma verdadeira alternativa" para quem quer poupar e só tem uma conta à ordem. 

Contas de serviços mínimos bancários permitem poupar até (quase) 50 euros
Notícias ao Minuto

09:13 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

As contas de serviços mínimos bancárias são, em média, 49 euros mais baratas face às 'tradicionais'. A conclusão é de uma análise da DECO Proteste, que considera que estes produtos são "uma verdadeira alternativa" para quem quer poupar e só tem uma conta à ordem. 

"Optando pelos serviços mínimos, os consumidores poupam, em média, 64% face às soluções mais baratas em contas à ordem tradicionais", refere a DECO Proteste, após ter comparado as comissões cobradas por vários bancos.  

Contudo, a Associação considera que o acesso às contas de serviços mínimos está ainda "fortemente condicionado", uma vez que para terem uma os "consumidores não podem ser titulares de qualquer outra conta à ordem em todo o sistema bancário (com exceção dos cotitulares de contas com maiores de 65 anos ou com pessoas com incapacidade igual ou superior a 60 por cento)".

Perante estas condições, a DECO Proteste considera que "esta limitação deixa de fora muitos portugueses que, por necessidades familiares ou profissionais, detêm mais do que uma conta à ordem". Por isso, defende "que o acesso a uma conta de serviços mínimos seja um direito alargado a todos os consumidores (no máximo de uma por cliente), independentemente do número de contas bancárias que detenham". 

O que inclui uma conta de serviços mínimos? 

Vale lembrar que todos os bancos são obrigados a disponibilizar uma conta de serviços mínimos em Portugal e o 'pacote' inclui os seguintes serviços, de acordo com a DECO Proteste: 

  • Permite fazer depósitos, levantamentos, pagamentos e débitos diretos;
  • Inclui um cartão de débito, que pode ser usado em caixas automáticas em Portugal e na União Europeia, e que permite fazer operações de baixo valor (como o pagamento de portagens, por exemplo); Pode ser movimentada por homebanking;
  • Inclui 24 transferências interbancárias gratuitas por ano, na internet;
  • Permite efetuar cinco transferências mensais gratuitas no MB Way, no montante máximo de 30 euros cada;
  • Possibilita qualquer operação de crédito (pessoal, hipotecário, etc.), exceto o descoberto bancário ou facilidade de descoberto, ou seja, a possibilidade de efetuar operações com saldo negativo (mediante pagamento de juros).

Leia Também: Quanto custaram os testes e as vacinas aos cofres do Estado até novembro?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório