Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

IP investe para adaptar eletrificação da linha de Cascais à rede nacional

 A alteração do sistema de eletrificação da linha de Cascais, para harmonizar a exploração desta linha com a rede ferroviária nacional, está a concurso e vai custar 36 milhões de euros, revelou hoje a Infraestruturas de Portugal.

IP investe para adaptar eletrificação da linha de Cascais à rede nacional
Notícias ao Minuto

17:00 - 27/12/21 por Lusa

Economia Ferrovia

De acordo com a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), o concurso público internacional para a empreitada "Linha de Cascais -- Via e Catenária" foi publicado no Diário da República em 13 de dezembro e prevê um investimento de 36 milhões de euros.

No âmbito da empreitada, segundo a IP, está prevista a migração do atual sistema de eletrificação da Linha de Cascais, atualmente a 1500 V (volts), para 25 kV (quilovolts), "o qual permitirá harmonizar as condições de exploração desta linha com o resto da Rede Ferroviária Nacional e reduzir anualmente em mais de um milhão de euros os custos de energia suportados pela CP com a operação do serviço".

Nesta empreitada agora a concurso está prevista ainda a implementação de sete novas diagonais de contravia, alterações de 'layout' nas estações de Oeiras e Cascais e a criação de uma nova ligação ao Parque de Material de Carcavelos.

A empreitada está englobada no Plano de Modernização da Linha de Cascais, para o qual está previsto um investimento de cerca de 100 milhões de euros.

O plano prevê ainda a construção de uma nova subestação de tração em Sete Rios, cuja empreitada está também em contratação, trabalhos de sinalização eletrónica, atualmente em curso, e a execução de sistemas de videovigilância e informação ao público (concursos em preparação).

A beneficiação de estações e apeadeiros, intervenções em passagens de nível (PN) e nos atravessamentos de nível em estações e apeadeiros (projeto em elaboração) e a supressão da PN rodoviária de São João, a última passagem de nível rodoviária ainda em funcionamento na linha de Cascais (projeto em elaboração), são outros projetos incluídos neste Plano.

O Plano de Modernização da Linha de Cascais pretende "aumentar a sustentabilidade, económica e ambiental, a qualidade e a eficiência do serviço ferroviário de modo a incentivar utilização do transporte publico para os milhares de pessoas que diariamente se deslocam para Lisboa", destacou a IP.

A empresa relembrou ainda que a CP está a adquirir novos comboios para os serviços suburbanos, o que "irá reforçar e melhorar substancialmente a oferta de transporte público" ferroviário na região.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório