Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

AR recomenda que sejam tomadas medidas de gestão dos fundos europeus

Diploma da Assembleia da República recomenda que sejam tomadas, pelo Governo, "medidas de planeamento, gestão, controlo e fiscalização da execução de fundos da União Europeia atribuídos a Portugal". 

AR recomenda que sejam tomadas medidas de gestão dos fundos europeus
Notícias ao Minuto

09:21 - 27/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Fundos europeus

Foi publicado, esta segunda-feira, em Diário da República, um diploma da Assembleia da República (AR) que recomenda que o Governo adote um conjunto de medidas para gerir os fundos europeus recebidos no âmbito da pandemia. 

O despacho "recomenda ao Governo que tome medidas de planeamento, gestão, controlo e fiscalização da execução de fundos da União Europeia atribuídos a Portugal", pode ler-se. 

Nesta senda, o Parlamento recomenda que seja apresentado um "relatório trimestral relativo à negociação da tipologia de despesas abrangidas e respetiva execução das verbas atribuídas a Portugal ao abrigo do programa Next Generation EU e do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, implementadas através do Plano de Recuperação Económica Portugal 2020-2030". 

Além disso, a mesma portaria recomenda que o Governo "participe trimestralmente, na Assembleia da República, na discussão e escrutínio da execução do envelope financeiro disponibilizado a Portugal através do programa Next Generation EU e do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027".

É ainda recomendado que seja adotado um "programa de desburocratização para os fundos comunitários, para que, sem prejuízo do indispensável rigor de gestão e controlo, se simplifiquem requisitos e procedimentos e se eliminem barreiras burocráticas e custos de transação excessivos das políticas públicas, aproveitando a margem de manobra da regulamentação da União Europeia, melhorando assim a execução física e financeira dos projetos de investimento sem agravamento das condições de liquidez das instituições beneficiárias públicas e privadas".

Em meados de outubro, recorde-se, a Europol anunciou o lançamento de uma operação de proteção dos fundos europeus concedidos ao abrigo do programa comunitário Next Generation EU que vai durar um ano e conta com a participação de 19 Estados-membros.

Portugal vai estar representado pela Polícia Judiciária (PJ), nomeadamente pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), dando continuidade "à atividade de prevenção e investigação" para, segundo a PJ, assegurar a "proteção dos interesses económicos e financeiros de Portugal e da União Europeia".

Leia Também: Covid-19: Um ano de vacinação em Portugal. Os principais momentos


  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório