Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Wall Street recebe com alta nítida decisões da Reserva Federal

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em nítida alta, com os investidores satisfeitos com a atitude do banco central dos EUA, a Reserva Federal (Fed), face à inflação.

Wall Street recebe com alta nítida decisões da Reserva Federal
Notícias ao Minuto

22:53 - 15/12/21 por Lusa

Economia Mercado

Os resultados da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industral Average, que tinha começado em baixa, valorizou 1,08%, para os 35.927,43 pontos, o alargado S&P500 avançou 1,63%, para as 4.709,85 unidades, e o tecnológico Nasdaq subiu 2,15%, para as 15.565,58.

Todos os olhos estavam focados na Fed, que não desiludiu os investidores com a sua posição agressiva face à subida dos preços dos EUA.

Desde logo, o banco central vai duplicar o seu ritmo de redução de compras de ativos. A diminuição progressiva das suas injeções de liquidez, iniciada em novembro, deveria acabar em junho.

Esta aceleração vai permitir subir a taxa de juro de referência, mantidas hoje no intervalo entre zero e 0,25%, para o qual tinha sido cortada em março d 2020, perante a propagação da pandemia do novo coronavirus nos EUA

A maioria dos membros do comité de política monetária da Fed (FOMC, na sigla em Inglês) prevê agora três subidas da taxa de juro em 25 pontos-base (0,25 pontos percentuais) em 2022.

Para mais, a Fed retirou definitivamente do seu comunicado o entendimento de que considerava a inflação como provisória.

"O facto de a Fed ter adotado uma atitude agressiva face à inflação agradou aos investidores, porque admitiu que não tinha razão quanto à inflação e que se vai ocupar dela", disse Peter Cardillo, da Spartan Capital. "É um fator positivo para os investidores", garantiu.

Durante a sua conferência de imprensa, o presidente da Fed, Jerome Powell, insistiu no "ritmo sustentado" do crescimento e na "procura global muito forte".

Estes anúncios da Fed precedem as decisões dos bancos centrais europeu, britânico e japonês, aqueles na quinta-feira e este na sexta-feira.

Durante a sessão foram divulgados vários indicadores, como as vendas no comércio retalhista, que subiram em novembro 0,3%, abaixo dos 0,8% previstos.

O índice de preços na importação, ao contrário, subiu 0,7% em novembro, depois de 1,5% em outubro. E os preços da exportação aumentaram mesmo mais em novembro, um por cento contra os 0,5% esperados.

Ao mesmo tempo, o índice Empire State, da atividade industrial na região de Nova Iorque, medido pela Fed, acelerou contra todas as expectativas.

Leia Também: Wall Street segue em terreno misto com investidores atentos à Fed

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório