Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2022
Tempo
10º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Euro entrou em circulação há quase 20 anos. Eurogrupo assinalou a data

No primeiro dia do próximo ano assinalam-se duas décadas desde a entrada em circulação da moeda única.

Euro entrou em circulação há quase 20 anos. Eurogrupo assinalou a data

Duas décadas de euro. A 1 de janeiro de 2022 comemoram-se os 20 anos da entrada em circulação da moeda única, uma data que foi já assinalada pelos ministros das Finanças da zona euro, na segunda-feira. 

"A 1 de janeiro de 2022 comemoram-se os 20 anos da entrada em circulação da moeda única. Os Ministros das Finanças da zona euro, hoje [segunda-feira] reunidos em Bruxelas para a reunião do Eurogrupo, assinalaram as duas décadas do euro", pode ler-se num post publicado pelo Ministério das Finanças na rede social Twitter. 

Vale recordar, contudo, que a moeda única nasceu no dia 1 de janeiro de 1999, em formato eletrónico, mas só três anos depois começou a chegar aos bolsos dos cidadãos da zona euro em formato de notas e moedas.

O euro começou por ser uma moeda eletrónica utilizada nos mercados financeiros e em pagamentos escriturais, tendo, três anos depois, entrado em circulação as notas e moedas do euro.

BCE planeia redesenho das notas de euro

O Banco Central Europeu (BCE) planeia redesenhar as notas de euro, com a colaboração dos cidadãos europeus, num processo que deverá conduzir à adoção de uma decisão final em 2024. O BCE afirmou que "o processo de redesenho começará com a criação de grupos de discussão para recolher as opiniões dos cidadãos de toda a zona euro sobre possíveis temas para as notas futuras".

"Subsequentemente, um grupo consultivo composto por um perito de cada país da zona euro apresentará uma lista de temas selecionados ao Conselho do BCE", acrescenta o BCE. Os membros deste grupo já foram nomeados pelo BCE com base em propostas dos bancos centrais nacionais da zona euro e provêm de vários domínios, tais como história, ciências naturais e sociais, artes visuais e tecnologia.

Os atuais desenhos das notas de euro baseiam-se no tema "idades e estilos", representados por janelas, portas e pontes. "As notas de euro estão aqui para ficar. Eles são um símbolo tangível e visível da nossa união na Europa, especialmente em tempos de crise, e a procura continua forte", disse a Presidente do BCE Christine Lagarde.

"Após 20 anos, é tempo de atualizar o aspeto das nossas notas para que os europeus de todas as idades e origens possam identificar-se com elas", acrescentou Lagarde.

Leia Também: UNICEF pede 1,77 mil milhões de euros para salvar de crianças afegãs

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório