O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, disse esta quinta-feira que a TAP não tem qualquer utilidade para a cidade Invicta, acusando o Executivo de António Costa de querer centralizar a companhia aérea em Lisboa.
"A estratégia da TAP não é ser uma empresa de bandeira, é ser uma empresa de hub, tem o seu hub em Lisboa e, portanto, não tem nenhuma utilidade para a cidade do Porto. Pelo contrário, tem uma objetiva inutilidade", disse Rui Moreira, em declarações à CNN Portugal.
"O Governo quer fazer da TAP uma empresa de hub e o hub chama-se Lisboa", acrescentou ainda o autarca.
As declarações do presidente da Câmara do Porto surgem no mesmo dia em que o Jornal de Notícias dá conta que a TAP representa apenas 10% dos voos a partir do Porto.
Dos 385 voos operados, na terça-feira, no aeroporto de Lisboa, 146 eram da TAP. No Porto, de um total de 142 movimentos, a companhia aérea operou 16, de acordo com o mesmo jornal.
Vale recordar que a companhia aérea portuguesa ainda aguarda que a Comissão Europeia se pronuncie sobre o seu plano de recuperação. Em meados de novembro, o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, mostrou-se confiante que o dossiê em torno do plano de reestruturação da TAP seja fechado "em breve".
O governante adiantou, na altura, que as negociações com a Comissão Europeia estavam na fase final.
Leia Também: Agências de viagens avisam que não apoiar TAP é regredir 10 anos