Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Reestruturação da TAP: João Leão confia que dossier fica fechado em breve

De acordo com o governante, as negociações com a Comissão Europeia estão na fase final. 

Reestruturação da TAP: João Leão confia que dossier fica fechado em breve
Notícias ao Minuto

08:54 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, está confiante que o dossiê em torno do plano de reestruturação da TAP seja fechado "em breve". De acordo com o governante, as negociações com a Comissão Europeia estão na fase final. 

"Estamos em contacto com a Comissão Europeia e contamos ter o plano aprovado o mais cedo possível", disse o ministro das Finanças, na segunda-feira, em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

Questionado sobre as cedências que Portugal teria de fazer para conseguir a aprovação do plano pela Comissão Europeia, Leão admitiu que o plano terá que ter em consideração questões colocadas pelo executivo comunitário. Contudo, mostrou-se confiante: "Estamos confiantes de que será aprovado em breve".

Na sexta-feira, recorde-se, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, revelou que a "TAP, neste momento, está com um nível de receitas acima do previsto no plano de reestruturação", mas alertou que há ainda "um debate com a Comissão Europeia que é complexo e demorado". 

Vale ainda recordar que a administração da TAP "desconhece" se serão precisas mais medidas ao nível dos recursos humanos e equipamentos, tendo, segundo o SNPVAC, alertado para a dificuldade de tomada de decisões sem a aprovação do plano de reestruturação.

Contudo, a aprovação deste documento tem sido sucessivamente adiada. Em setembro, a presidente executiva (CEO) da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener, disse, numa entrevista publicada na 'newsletter' interna da empresa, que a TAP pretendia operacionalizar o plano de reestruturação em outubro.

Leia Também: Albuquerque questiona Costa e Marcelo sobre preços praticados pela TAP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório