Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Criptomoeda Omicron valoriza com nome da nova variante do vírus

A criptomoeda Omicron atingiu um valor de quase 700 dólares (cerca de 620 euros) na manhã de hoje, cerca de 10 vezes mais do que na sexta-feira, de acordo com o 'site' na Internet especializado em moeda digital CoinMarketCap.

Criptomoeda Omicron valoriza com nome da nova variante do vírus
Notícias ao Minuto

23:55 - 29/11/21 por Lusa

Economia Covid-19

O nome dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à nova variante do novo coronavírus detetada na África do Sul terá impulsionado a valorização da moeda digital, que havia sido criada no início de novembro.

Para facilitar a discussão sobre as variantes, a OMS utiliza o nome das letras do alfabeto grego (alfa, beta, gama, delta, etc.), que é mais acessível a um público não científico e que permite evitar a estigmatização dos países onde as estirpes são descobertas.

No seu 'site' na Internet, os fundadores da criptomoeda Omicron não fazem referência à covid-19. Explicam que esperam que os seus ativos "possam funcionar como uma moeda capaz de reter o seu poder de compra independentemente da volatilidade do mercado".

Hoje, o valor da Omicron caiu para os 152 dólares (cerca de 134 euros) antes de subir e se estabilizar nos 350 dólares (cerca de 310 euros) pelas 16:00 (hora de Lisboa), segundo o CoinMarketCap, cinco vezes mais do que no final da última semana.

No início do mês de novembro, outra criptomoeda havia vivido um sucesso vertiginoso, antes de colapsar: a "moeda Squid", que foi criada com tema da série de televisão sul-coreana "Squid Game" por pessoas anónimas.

De cerca de 0,7 dólares (cerca de 0,6 euros), quando foi lançada em 21 de outubro, a moeda digital Squid subiu para os 2.856 dólares (cerca de 2.533 euros), em 01 de novembro, antes de cair para os 0,003 dólares (cerca de 0,0027 euros) no dia seguinte.

Os compradores descobriram que não podiam vendê-la e beneficiar com os seus lucros, e os criadores desapareceram das redes sociais.

A nova variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 apresenta "um risco muito elevado" a nível mundial, avisou hoje a OMS.

A lista dos países onde a Ómicron foi detetada não para de crescer, nomeadamente na Europa, depois dos primeiros casos identificados na África Austral durante este mês, o que obrigou muitos Estados a suspender as viagens para essa região do globo e a impor restrições preventivas para viajantes dela procedentes.

A covid-19 causou pelo menos 5.197.718 mortos mortes em todo o mundo, de entre mais de 260,81 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse (AFP), com base em dados oficiais.

Em Portugal, morreram, desde março de 2020, 18.430 pessoas e foram contabilizados 1.144.342 casos de infeção, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório