Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Londres tem até 10 de dezembro para chegar a acordo sobre pescas

A França e a Comissão Europeia deram ao Reino Unido até 10 de dezembro para chegar a um acordo sobre as licenças de pesca em águas sob jurisdição britânica, disse hoje um secretário de Estado francês.

Londres tem até 10 de dezembro para chegar a acordo sobre pescas
Notícias ao Minuto

13:29 - 29/11/21 por Lusa

Economia França/Reino Unido

"Os britânicos sabem disso, a 'bola' está do seu lado", disse o secretário de Estado para os Assuntos Europeus, Clément Beaune, numa entrevista à rádio France Inter, queixando-se ainda de que o avanço das conversações "é demasiado lento".

A França reclama perto de 200 licenças para os seus pescadores, pois considera ter direito a estas ao abrigo do acordo do 'Brexit' de dezembro de 2020, que estabeleceu direitos de pesca em águas sob jurisdição britânica para as embarcações da União Europeia (UE) que haviam exercido a sua atividade no período de referência precedente.

No entanto, o Reino Unido não concedeu essas licenças, com o argumento de que os pescadores em causa não conseguiram demonstrar que operaram nas suas águas durante o referido período.

"Até 10 de dezembro, esperamos um acordo completo. Se não houver um gesto (...) até 10 de dezembro, colocaremos fim a este diálogo. Disse-o de forma muita clara não só a França, mas também a Comissão Europeia", afirmou Beaune.

Bruxelas é quem no momento negoceia em nome de todos os países da UE. A França subiu o tom e pediu à Comissão Europeia para que fosse "mais ativa" de forma a resolver esta disputa.

Em finais de outubro, a França ameaçou aplicar uma série de medidas de retaliação desde o início de novembro se os britânicos não lhe concedessem licenças, em particular proibindo os navios de pesca britânicos de desembarcar nos portos franceses e aumentando os controlos sobre as importações do Reino Unido.

Essas represálias não foram aplicadas porque o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, concordaram em conceder mais tempo para as discussões.

No entanto, as tensões entre os dois líderes e entre os dois países intensificaram-se nos últimos dias devido à crise migratória no Canal da Mancha.

No total, desde 01 de janeiro de 2021, a França obteve "mais de 960 licenças" para pescar nas águas britânicas e nas ilhas do Canal, mas Paris ainda pede mais de 150 autorizações, segundo o Ministério do Mar francês.

Leia Também: Pescadores franceses bloqueiam amanhã portos e túnel no Canal da Mancha

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório