Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal lidera no atraso do pagamento de faturas. São precisos 26,6 dias

Contudo, o prazo tem vindo a ser diminuído, já que no início do ano passado o tempo médio de pagamento era superior a 28 dias.

Portugal lidera no atraso do pagamento de faturas. São precisos 26,6 dias
Notícias ao Minuto

10:30 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Pagamentos

Portugal lidera no atraso do pagamento de faturas, apresentando o pior valor entre os países da Europa. A conclusão é de um estudo da Informa D&B, que revela que no nosso país os pagamentos demoram, em média, 26,64 dias

Quais são os motivos deste atraso? A fatura não chegar ao destino, a existência de discrepâncias ou erros na fatura e o não cumprimento atempado do prazo são as três principais razões, explica, em comunicado, a SERES, uma empresa especializada em serviços de intercâmbio eletrónico de documentos.

Contudo, Portugal tem vindo a diminuir este prazo, já que no início de 2020 se situava com 28,04 dias de média de pagamento.

Apesar da melhoria -  redução de 1,4 dias desde janeiro 2020 -, o estudo revela que Portugal tem um atraso de 12,23 dias em relação à média europeia, que se situa nos 14,41.

"Este é considerado o primeiro decréscimo entre os nove países analisados – Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal e Reino Unido – desde o primeiro trimestre de 2021, quando se começavam a sentir os efeitos da pandemia. Porém, trata-se do terceiro trimestre consecutivo em que os países superam os 14 dias em atrasos, algo que não acontecia desde o primeiro trimestre de 2016", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Leia Também: Treze casos da Ómicron em Portugal não são exclusivamente jogadores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório