Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Banca: Como saber se uma entidade está habilitada a conceder crédito?

Consulte as listas do Banco de Portugal e esclareça as suas dúvidas.

Banca: Como saber se uma entidade está habilitada a conceder crédito?
Notícias ao Minuto

10:13 - 28/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

As compras online aumentaram e as burlas associadas ao comércio eletrónico também acompanharam o ritmo. É muito importante que os consumidores estejam atentos, de modo a evitar burlas ou cair em esquemas fraudulentos.

"A verdade é que, muitas vezes, estes esquemas são tão bem pensados e desenvolvidos, que é simples cairmos neles. Por isso, é essencial estar bem informado sobre o modo de atuação destas entidades, de forma a evitar ser mais uma vítima deste tipo de crime", revela o Doutor Finanças. 

Neste sentido, vale lembrar que o Banco de Portugal (BdP) disponibiliza uma lista de entidades autorizadas - à qual pode aceder aqui - e uma lista de intermediários de crédito, que pode consultar aqui. Também pode consultar neste link as entidades que prestam serviços de intermediação de crédito ou de consultoria. 

Como é o modo de atuação das entidades fraudulentas? 

"Estas entidades dizem conceder crédito, rapidamente, sem formalidades complexas, com discrição, a todas as pessoas, mesmo àquelas que não conseguem obter crédito junto do sistema financeiro", diz a empresa especializada em finanças pessoais. 

É também comum que proponham a concessão de crédito a quem os procura, exigindo, como contrapartida, a entrega de cheques pré-datados ou a propriedade de bens imóveis ou bens móveis, tais como veículos automóveis.

Leia Também: Fornecedores de serviços partilhados querem reforçar cibersegurança

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório