Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Quer melhorar o seu salário? Conheça quatro táticas de negociação

Ao contrário do que se pensa, a maioria dos empregadores espera que os colaboradores falem do salário, em particular se assumirem uma nova posição, realça a Adecco Portugal.

Quer melhorar o seu salário? Conheça quatro táticas de negociação

O mais importante num processo de negociação salarial é preparar um plano com base em dados objetivos. Ao contrário do que se pensa, a maioria dos empregadores espera que os colaboradores falem do salário, em particular se assumirem uma nova posição - "quanto mais tempo adiar esta conversa, mais baixos serão os seus ganhos globais na carreira", sublinha a Adecco Portugal. 

Contudo, há algumas táticas que podem ajudar a alcançar um "acordo justo". Tome nota das quatro recomendações da Adecco

  • Utilizar uma ferramenta de comparação salarial

"Não é boa ideia avançar com uma oferta ultrajante, muito acima da média do mercado, mas também não é positivo lançar um salário baixo para início da negociação. É por isso que o primeiro passo na preparação para uma negociação salarial bem-sucedida é chegar a uma base salarial justa. Para o fazer, deve confiar nos dados salariais atuais do mercado. Existem ferramentas de comparação de salários online que o podem ajudar a ter uma ideia do que os profissionais do seu setor auferem."

  • Esteja preparado para expressar a sua paixão

"Lembra-se de todos os pontos que destacou na sua carta de apresentação e entrevista? Muitas das características que sublinhou ao nível das soft e 'hard skills' para ser o profissional escolhido para a posição serão muito úteis na hora de negociar o salário. Deve reforçar a sua paixão e salientar como cada uma das suas competências e experiências contribuirá para o sucesso da empresa: são argumentos que terá que reforçar quando discutir o acordo para o seu salário."

  • Destacar as responsabilidades-chave

"Os empregadores estão naturalmente cientes do papel para o qual o estão a contratar, mas não custa recordar-lhes algumas das principais responsabilidades do seu papel para reforçar a sua posição na negociação salarial. Rever a descrição das funções para ter uma ideia do que é mais relevante para o exercício da função é essencial: os anúncios de emprego tendem a concentrar-se em muitas responsabilidades, competências e qualificações ao mesmo tempo, por isso tente concentrar-se nas principais tarefas estratégicas ou de gestão que têm mais peso. Realce o que traz de mais-valias à empresa e a razão porque está motivado para a nova posição. Pode transmitir a sua paixão, salientando ao mesmo tempo a importância do papel no apoio às funções empresariais."

  • Compilar tudo na reunião

"Depois de ter feito a sua pesquisa e preparado os tópicos relevantes para chegar a um acordo salarial justo, é tempo de dominar a reunião. Pode deparar-se com dois cenários: o primeiro, ser o empregador a lançar a base salarial em negociação; segundo, o empregador pode esperar que seja o profissional iniciar essa negociação. O ideal é preparar-se bem para os dois cenários.

Caso lhe seja apresentado um número primeiro, reconhecerá as vantagens de ter pesquisado o seu salário. Desta forma, pode avaliar imediatamente se se enquadra ou não dentro dos valores de mercado. Se a oferta estiver dentro da expetativa, poderá não ser necessário entrar em grandes argumentos para chegar ao acordo justo.

Se lhe for pedido que seja o primeiro a apresentar um número, escolha um ponto de partida dentro das tabelas salariais do seu setor de atividade, funções e anos de experiência. Quando apresentar o seu valor, justifique resumidamente a razão por que chegou a essa base, realçando que a pesquisa se baseia em dados salariais atuais de mercados próximos.

Se contrariarem a sua oferta com um valor mais baixo, ou se a sua oferta inicial estava fora do intervalo de valores que planeou, é o momento de recorrer aos argumentos dos pontos 1, 2 e 3 para justificar a adequação de um valor salarial mais alto."

Leia Também: Novas medidas para 'travar' pandemia? Restrições "assustam o mercado"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório