Um estudo realizado pelo Portal da Queixa e divulgado esta terça-feira revela que 75% dos consumidores consideram que a Black Friday "não faz sentido" e que só 30% dos portugueses fez compras neste dia de descontos no ano passado.
"O estudo realizado revela que, para 75% dos consumidores, o fenómeno não faz sentido considerando as várias promoções existentes ao longo do ano. Porque afinal há descontos o ano inteiro, conclui-se que a 'febre' associada à sexta-feira 'mais louca' do ano está a arrefecer", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O inquérito, 'Estudo Black Friday 2021', mostra que 74,5% dos consumidores é da opinião de que a Black Friday "já não faz sentido", tendo em conta as campanhas promocionais efetuadas ao longo de todo o ano.
Do lado oposto, para 25,5% dos portugueses o evento ainda continua a fazer sentido.
Questionados sobre se têm por hábito esperar pelas promoções da Black Friday para realizar algumas das suas compras, mais de metade dos consumidores (50,8%) dos consumidores responderam que sim e 49,2% responderam que não.
"É verdade que a maioria dos portugueses compra quando há promoções, mas também é verdade que há marcas com artigos com descontos o ano inteiro. Esta prática instalada veio reduzir o impacto e interesse em eventos promocionais sazonais como a Black Friday", conclui o Portal da Queixa.
A Direção-Geral do Consumidor (DGC) divulgou, esta terça-feira, informações e esclarecimentos para "compras seguras" durante a Black Friday e a Cyber Monday. Em comunicado, o Ministério da Economia adianta ainda que a ASAE "estará especialmente atenta neste particular período".
Leia Também: Governo recomenda "compras seguras". ASAE "estará especialmente atenta"