Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Faturas de categoria B validadas até 15 de novembro entram no IVAucher

As faturas nos setores da restauração, alojamento e cultura classificada pelos contribuintes com rendimentos da categoria B entre 25 de setembro e 15 de novembro vão ser consideradas no âmbito do programa IVAucher, anunciou hoje o Ministério das Finanças.

Faturas de categoria B validadas até 15 de novembro entram no IVAucher
Notícias ao Minuto

19:06 - 22/11/21 por Lusa

Economia IVAucher

"O IVA incorrido entre 01 de junho e 31 de agosto, em consumos nos setores do alojamento, cultura e restauração, constante das faturas classificadas pelos contribuintes de categoria B de IRS, entre o período 25 de setembro e 15 de novembro, será considerado no âmbito do Programa IVAucher", refere o comunicado das Finanças.

O apuramento do saldo para efeitos do programa IVAucher vai ser transmitido de forma automática pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) à SaltPay (a operadora do programa) até ao dia 01 de dezembro, não sendo necessário nenhum passo ou ação adicional por parte dos contribuintes.

Através do IVAucher a totalidade do valor do IVA acumulados pelos consumidores em compras na restauração alojamento e cultura durante os meses de junho, julho e agosto pode ser descontada em compras efetuadas nesses mesmos setores entre outubro e dezembro.

O valor reembolsado aos consumidores equivale até 50% da nova compra -- caso o montante de que dispõe na sua conta IVAucher seja suficiente para tal.

De acordo com a informação hoje divulgada, desde o início de outubro foram feitos 3,9 milhões de reembolsos, num total de 23 milhões de euros, o que representa um impacto de cerca de 46 milhões de euros nos três setores abrangidos pelo IVAucher.

Até ao momento registaram-se na plataforma IVAucher cerca de 1,3 milhões de consumidores.

Já a rede de estabelecimentos aderentes dos setores Alojamento, Cultura e Restauração ascende a 9.050 comerciantes registados (NIF únicos) e 32.300 Terminais de Pagamento Automático (TPA).

Leia Também: Proteção de dados do 'IVAucher' alterada para abranger 'AUTOvoucher'

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório