Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de um milhão de contribuintes já aderiu ao 'IVAucher'

Mais de um milhão de contribuintes já aderiu ao programa 'IVAucher' tendo já sido feitos 2,4 milhões de reembolsos no total de 16,4 milhões de euros, indicou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

Mais de um milhão de contribuintes já aderiu ao 'IVAucher'
Notícias ao Minuto

19:18 - 09/11/21 por Lusa

Economia IVAucher

"O Programa 'IVAucher' conta já com mais de um milhão de contribuintes aderentes. Desde o dia 22 de outubro, quando foi anunciado o 'AUTOvoucher', registaram-se mais 330 mil adesões", refere o comunicado.

Por seu lado, a rede de estabelecimentos dos setores Alojamento, Cultura e Restauração ascende a 8.550 comerciantes registados.

Neste balanço do 'IVAUcher', o Ministério das Finanças adianta ainda que desde 01 de outubro foram feitos 2,4 milhões de reembolsos, num total de 16,4 milhões de euros, o que representa um impacto de cerca de 33 milhões de euros nos três setores abrangidos do Programa 'IVAucher'.

Em causa está o valor de IVA acumulado pelos consumidores que nos meses de junho, julho e agosto associaram o NIF nas faturas de restaurantes, alojamento, livros ou eventos culturais e que entre 01 de outubro e 31 de dezembro é devolvido aos consumidores em compras nos mesmos setores.

De acordo com os dados do Ministério das Finanças, entre 01 de junho e 31 de agosto, os consumidores acumularam 82 milhões de euros nos consumos efetuados nos referidos setores.

Para usufruir do IVAucher o contribuinte tem apenas de aderir ao programa, aceitando os termos e condições, indicando o NIF.

Feito este passo, e sempre que efetuar um consumo naqueles três setores e o pague com um cartão bancário, ser-lhe-á devolvido para a sua conta bancária, de forma automática, até 50% da despesa efetuada, desde que o comerciante em causa tenha igualmente aderido e o saldo assim o permita.

Leia Também: Postos de abastecimento já se podem registar na plataforma IVAucher

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório