Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Leão mantém prémio de produtividade máximo aos trabalhadores do Fisco

A percentagem da cobrança coerciva que pode ser atribuída ao FET - até um máximo de 5% - é anualmente determinada pelo ministro das Finanças.

Leão mantém prémio de produtividade máximo aos trabalhadores do Fisco
Notícias ao Minuto

09:16 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Fisco

O ministro das Finanças, João Leão, fixou em 5% a percentagem da cobrança coerciva realizada em 2021 que vai ser encaminhada para o Fundo de Estabilização Tributária (FET), mantendo o prémio de produtividade máximo aos funcionários do Fisco.

A percentagem da cobrança coerciva que pode ser atribuída ao FET - até um máximo de 5% - é anualmente determinada pelo ministro das Finanças, tendo João Leão optado por manter o valor máximo, em linha com o que têm feito os seus antecessores desde, pelo menos, 2004.

"A percentagem, a que se refere a alínea a) do n.º 1 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 335/97, de 2 de dezembro, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 113/2017, de 7 de setembro, é fixada em 5% do montante constante da declaração anual do diretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira de 31 de janeiro de 2021, relativamente ao ano de 2020, elaborada nos termos do disposto no n.º 2 do ponto 1.º da Portaria n.º 132/98, de 4 de março", pode ler-se no despacho publicado esta terça-feira em Diário da República. 

A receita deste fundo garante o financiamento de suplementos remuneratórios dos funcionários da AT, destinados a compensá-los do grau de especificidade das tarefas associadas ao processo de cobrar receita fiscal e aduaneira e ao controlo da entrada de bens no espaço europeu.

Em abril de 2017, o Conselho de Ministros aprovou uma fusão do FET com o fundo equivalente para os funcionários das alfândegas, o FEA, ambos fundos para financiar suplementos remuneratórios dos trabalhadores da AT.

Leia Também: COP26: Ministro de Tuvalu faz discurso em local especial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório