Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

COP26: Ministro de Tuvalu faz discurso em local especial

O objetivo do ministro dos Negócios Estrangeiros de Tuvalu, Simon Kofe, foi alertar para o impacto das alterações climáticas na ilha.

Notícias ao Minuto

09:14 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo COP26

O discurso num local atípico mas especial foi gravado para a Cimeira do Clima de forma a consciencializar a comunidade internacional sobre o risco de o país desaparecer.

A ilha, localizada no Pacífico, com 12 mil habitantes corre o risco de ficar submersa em apenas 10 ou 15 anos, devido ao aumento do nível da água do mar.

As imagens do ministro de fato e gravata a discursar dentro de água têm vindo a gerar várias reações nas redes sociais, o que, sublinhe-se, cumpre com o pretendido: chamar à atenção para a luta que Tuvalu enfrenta.

Na sua declaração, Kofe destacou “a ação ousada que Tuvalu tem assumido para resolver as questões muito prementes da mobilidade humana sob as mudanças climáticas”.

Segundo a Reuters, o vídeo foi filmado pela emissora pública TVBC no extremo oposto de Fongafale, a principal ilhota da capital Funafuti.

A COP26 realiza-se em Glasgow até ao próximo dia 12 de novembro e vários serão os temas abordados. Os grandes poluidores prometeram intensificar os seus cortes de carbono nas próximas décadas, alguns objetivam até emissões líquidas de carbono zero até 2050.

Em contrapondo a esta medida a longo prazo, os líderes das ilhas do Pacífico exigem que algo se faça de imediato, argumentando que a sobrevivência dos seus países se encontra em risco.

Leia Também: COP26: Governos unem-se para acelerar "tecnologias limpas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório