Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Indicador diário de atividade desceu na semana passada

O indicador diário de atividade do Banco de Portugal (BdP) apresentou um valor inferior ao registado na semana anterior, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira.

Indicador diário de atividade desceu na semana passada
Notícias ao Minuto

11:39 - 28/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia DEI

"Na semana terminada a 24 de outubro, o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente apresentaram um valor inferior ao observado na semana anterior", pode ler-se no relatório do BdP. 

O DEI é um indicador lançado recentemente pelo BdP para identificar "mais facilmente" alterações abruptas na atividade económica, mas não constitui uma previsão oficial do Banco de Portugal ou do Eurosistema.

Uma vez que a evolução recente do DEI se encontra "fortemente influenciada por efeitos base decorrentes dos eventos verificados durante 2020, o que afeta de forma significativa a evolução homóloga da atividade em 2021", o banco central divulga também a evolução da taxa bienal, de forma a mitigar a influência destes efeitos base acumulando a variação, em dias homólogos, para um período de dois anos.

Divulgado semanalmente à quinta-feira, com informação até ao domingo precedente, o DEI cobre diversas dimensões correlacionadas com a atividade económica em Portugal, sumariando a informação das seguintes variáveis diárias: tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

Conforme explica o BdP, a utilização deste tipo de dados de alta frequência "intensificou-se na sequência da crise desencadeada pela pandemia de covid-19", já que, dado o "curto desfasamento" da sua divulgação face ao período de referência, permitem "identificar atempadamente alterações bruscas na atividade económica".

A data prevista para próxima divulgação do DEI é 4 de novembro.

Leia Também: Fabricante automóvel Seat reduz prejuízo operacional em 45% até setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório