Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Leão fala em "provas dadas". OE2022 é "determinante para recuperação"

Ministro das Finanças defende a proposta do OE2022, adiantando que a mesma é "determinante para a recuperação".

Leão fala em "provas dadas". OE2022 é "determinante para recuperação"
Notícias ao Minuto

10:24 - 27/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia OE2022

O ministro de Estado das Finanças, João Leão, salientou, esta quarta-feira, as conquistas do Governo nos últimos anos, apontando que o Governo se apresenta com "provas dadas depois de seis OE [Orçamentos do Estado] bem sucedidos, seis OE que representaram virar de página do ciclo de austeridade". O governante disse ainda que este documento é "determinante" para a recuperação

"Orçamento após orçamento, mostramos aos portugueses que responsabilidade orçamental e contas certas não são sinónimo de austeridade. Orçamento após orçamento contruímos o caminho para o primeiro excedente em democracia", disse o ministro das Finanças, no Parlamento. "Orçamento após orçamento conquistamos a confiança dos portugueses", acrescentou. 

Numa altura em que se prevê o chumbo da proposta do Governo, o ministro das Finanças saiu em defesa do documento, considerando que o mesmo é "determinante para assegurar a rápida recuperação da economia".

Para o ministro das Finanças, "não é tempo para arriscar tudo e deitar tudo a perder", mas sim de "continuar a escolher o caminho equilibrado e sustentável da recuperação do país e da melhoria da vida dos portugueses".

Para o ministro, o Governo apresentou "propostas que permitem avanços significativos nos desafios estruturais com que a sociedade portuguesa se defronta", como a demografia, combate às desigualdades ou resposta às alterações climáticas.

"Tudo isto sem retirar, sem cortar, sem regredir em tudo o que foi garantido e conquistado desde 2016", referiu o governante.

A Assembleia da República vota hoje, na generalidade, a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que deverá ser chumbada caso se concretizem os votos contra anunciados pelo PCP e pelo BE.

Segundo as declarações de voto até agora anunciadas, o PS irá votar a favor, o PAN e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues vão abster-se, e o PSD, BE, PCP, CDS, IL e Chega vão votar contra.

Caso estas declarações de voto se concretizem, a proposta orçamental será chumbada com 108 deputados a favor, 115 contra e 5 abstenções, se todos os 230 parlamentares estiverem presentes. A votação deverá realizar-se da parte da tarde, depois do fim do debate parlamentar no plenário, que tem início às 10h00.

[Notícia atualizada às 10h46]

Leia Também: AO MINUTO: OE2022 e Governo em risco? À vista governação em duodécimos?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório