Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Gasóleo deve voltar a ficar mais caro na 2.ª feira. E a gasolina?

O preço do gasóleo deverá subir meio cêntimo no início da próxima semana. Já o da gasolina deve manter-se.

Gasóleo deve voltar a ficar mais caro na 2.ª feira. E a gasolina?
Notícias ao Minuto

14:42 - 22/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

O preço do gasóleo deverá voltar a subir no arranque da próxima semana, ao passo que o da gasolina deverá manter-se. Em causa estará um acréscimo de meio cêntimo por litro, de acordo com a SIC Notícias.

O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) diminuiu no sábado - dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo no gasóleo -, mas esta redução não se refletiu no preço de venda ao público esta semana, uma vez que já estava prevista uma subida dos preços em função da evolução da cotação da matéria-prima nos mercados internacionais. 

Perante os acréscimos dos últimos meses, o Governo está a preparar uma "medida transitória", conforme garantiu, na quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa. O objetivo é que este modelo transitório seja conhecido ainda esta semana. 

Na quinta-feira, mais de uma centena de pessoas protestaram contra o aumento dos preços dos combustíveis. Concentraram-se na Praça do Duque de Saldanha, seguindo depois em direção ao Rossio, com uma paragem no Marquês de Pombal.

O diploma que permite ao Governo limitar margens na comercialização de combustíveis já foi publicado em Diário da República e entrou em vigor esta sexta-feira, de acordo com o texto da lei.

No documento, fica determinada "a possibilidade de fixação de margens máximas de comercialização para os combustíveis simples", uma iniciativa do Governo, agora decretada pela Assembleia da República.

Leia Também: Marcelo considera que Portugal e Angola formam "eixo muito forte" na CPLP


  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório