Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Da bitcoin aos combustíveis: Os cinco números relevantes da semana

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Da bitcoin aos combustíveis: Os cinco números relevantes da semana
Notícias ao Minuto

08:00 - 23/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana voltou a ficar marcada pelo aumento dos preços dos combustíveis, numa altura em que o Governo tenta negociar a aprovação da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Além disso, esta foi também uma semana positiva para as criptomoedas. 

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Bitcoin bate recorde histórico. Subiu acima dos 66 mil dólares

A bitcoin valorizou, na quarta-feira, para um máximo histórico, depois do primeiro com base nos futuros da criptomoeda mais conhecida do mundo se ter estreado em Wall Street. A moeda digital mais conhecida do mundo chegou a ultrapassar os 66 mil dólares

  • Número de desempregados inscritos no IEFP cai para 359.148 até setembro

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a baixar. Em setembro, havia 359.148 desempregados registados nos centros de emprego do país, de acordo com dados divulgados na quarta-feira. 

  • Endividamento do Estado, empresas e famílias caiu em agosto para 763,9 mil milhões

O endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) caiu para 763,9 mil milhões de euros em agosto, de acordo com os dados divulgados, na quinta-feira, pelo Banco de Portugal (BdP). 

  • Portugal tinha a 8.ª eletricidade mais cara da UE no 1.º semestre. E o gás? 

Portugal tinha a oitava eletricidade mais cara para consumo doméstico entre os países da União Europeia (UE), segundo o boletim de comparação de preços de eletricidade, divulgado na quarta-feira e que é publicado semestralmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). No caso do gás natural, Portugal tinha o sétimo mais caro da UE.

  • Combustíveis: ISP baixou (2 cêntimos na gasolina e 1 no gasóleo), mas preços geram contestação. Governo anuncia desconto de 10 cêntimos/litro via IVAucher

O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) diminuiu no sábado passado, por decisão do Governo, dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo no gasóleo, mas esta 'mexida' não se fez sentir nos preços. A escalada dos preços gerou várias manifestações esta semana em vários locais do país, com os consumidores a queixarem-se de valores "insuportáveis". Entretanto, o Governo anunciou esta sexta-feira novas medidas, nomeadamente um desconto para as famílias de 10 cêntimos por litro nos combustíveis, até um limite de 50 litros por mês, que será atribuído através do IVAucher.

Leia Também: AO MINUTO: "Recaídas seriam fatais"; Pfizer é 90% eficaz em crianças

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório