Função Pública: Lançadas as primeiras formações de capacitação digital

São quatro cursos, num total de 84 horas de formação, em ferramentas tecnológicas adaptadas às necessidades funcionais dos trabalhadores.

secretária de Estado da Educação Alexandra Leitão

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
22/10/2021 10:30 ‧ 22/10/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

Administração Pública

O Instituto Nacional de Administração (INA) lançou as primeiras formações de capacitação digital para a Administração Pública, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o Ministério da Modernização do Estado, esta sexta-feira. 

São quatro cursos, num total de 84 horas de formação, em ferramentas tecnológicas adaptadas às necessidades funcionais dos trabalhadores, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

"Estes cursos inserem-se no âmbito dos programas 'AP 4.0 – Ferramentas de Produtividade' - com o objetivo de dotar os trabalhadores de competências digitais para a utilização de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento do seu trabalho, como por exemplo processamento de texto, cálculo, utilização de plataformas colaborativas e de ensino e formação à distância -  e 'AP 4.0 – Tecnologias Emergentes e Gestão' - destinado a dirigentes e técnicos superiores, com o objetivo de dotar a estrutura de decisão da Administração Pública de conhecimentos que permitam melhorar os processos de gestão e decisão na adoção de tecnologias emergentes, como Cloud, Inteligência Artificial, Data Science, Código Aberto e Contratação TIC", pode ler-se no comunicado da tutela. 

Além disso, serão lançadas "iniciativas de formação destinadas a técnicos da carreira de informática, com o objetivo de melhorar a resposta dos recursos internos da Administração Pública às necessidades de desenvolvimento e manutenção da infraestrutura digital dos Estado, bem como aos novos desafios que decorrem da modernização e digitalização do Estado".

Segundo o Executivo, "até ao final do ano, estão previstos 13 cursos de formação em áreas como introdução à inteligência artificial, inovação e grandes dados, cibersegurança, otimização e Gestão de Dados em Excel ou elaboração de Dashboards de Apoio à Decisão".

Cada edição tem uma lotação média de 20 participantes, prevendo-se alcançar um universo total de cerca de três centenas de trabalhadores.

Leia Também: TAP vence dois prémios nos World Travel Awards

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas