Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

Função Pública: Lançadas as primeiras formações de capacitação digital

São quatro cursos, num total de 84 horas de formação, em ferramentas tecnológicas adaptadas às necessidades funcionais dos trabalhadores.

Função Pública: Lançadas as primeiras formações de capacitação digital

O Instituto Nacional de Administração (INA) lançou as primeiras formações de capacitação digital para a Administração Pública, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o Ministério da Modernização do Estado, esta sexta-feira. 

São quatro cursos, num total de 84 horas de formação, em ferramentas tecnológicas adaptadas às necessidades funcionais dos trabalhadores, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

"Estes cursos inserem-se no âmbito dos programas 'AP 4.0 – Ferramentas de Produtividade' - com o objetivo de dotar os trabalhadores de competências digitais para a utilização de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento do seu trabalho, como por exemplo processamento de texto, cálculo, utilização de plataformas colaborativas e de ensino e formação à distância -  e 'AP 4.0 – Tecnologias Emergentes e Gestão' - destinado a dirigentes e técnicos superiores, com o objetivo de dotar a estrutura de decisão da Administração Pública de conhecimentos que permitam melhorar os processos de gestão e decisão na adoção de tecnologias emergentes, como Cloud, Inteligência Artificial, Data Science, Código Aberto e Contratação TIC", pode ler-se no comunicado da tutela. 

Além disso, serão lançadas "iniciativas de formação destinadas a técnicos da carreira de informática, com o objetivo de melhorar a resposta dos recursos internos da Administração Pública às necessidades de desenvolvimento e manutenção da infraestrutura digital dos Estado, bem como aos novos desafios que decorrem da modernização e digitalização do Estado".

Segundo o Executivo, "até ao final do ano, estão previstos 13 cursos de formação em áreas como introdução à inteligência artificial, inovação e grandes dados, cibersegurança, otimização e Gestão de Dados em Excel ou elaboração de Dashboards de Apoio à Decisão".

Cada edição tem uma lotação média de 20 participantes, prevendo-se alcançar um universo total de cerca de três centenas de trabalhadores.

Leia Também: TAP vence dois prémios nos World Travel Awards

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório