Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2021
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Energia: ERSE aprova medidas para minimizar efeitos da subida dos preços

Pacote de medidas tinha sido já anunciado pela ERSE e estava em consulta pública. Terminado este prazo, as medidas extraordinárias foram agora aprovadas pelo regulador do setor.

Energia: ERSE aprova medidas para minimizar efeitos da subida dos preços

Terminado o prazo para a consulta pública, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou, esta segunda-feira, que aprovou um pacote de medidas extraordinárias para os setores elétricos e do gás natural, com o objetivo de atenuar o impacto negativo dos preços nos mercados grossistas.

"Com a adoção das novas medidas procura-se assim assegurar uma maior flexibilidade da atividade de comercialização em mercado e evitar custos e riscos acrescidos para os consumidores de energia", explica o regulador, em comunicado.

Além disso, "pretende-se acautelar eventuais problemas com a saída de comercializadores do mercado, salvaguardando a concorrência do mercado e potenciais impactos sobre o processo de liberalização, bem como uma adequada contenção de eventuais riscos sistémicos para o setor". 

Na sexta-feira, o preço da eletricidade no mercado grossista ('pool') subiu novamente, pelo segundo dia consecutivo, para 231,82 euros por megawatt hora (MWh), o segundo mais alto desde que há registos e mais 7,5% que na quinta-feira.

Com esta nova subida, o preço da eletricidade (terceira sexta-feira do mês) excedeu pela oitava vez a barreira dos 200 euros/MWh, todos registados em outubro, e é o quintuplo do valor registado no 'pool' na terceira sexta-feira de outubro do ano passado (43,33 euros).

Leia Também: "Não há arranque económico com os combustíveis a subirem sucessivamente"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório