Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Eletricidade em máximos? ERSE propõe medidas para minimizar efeitos

Proposta da ERSE foi hoje enviada aos operadores económicos de ambos os setores, para audiência de interessados.

Eletricidade em máximos? ERSE propõe medidas para minimizar efeitos
Notícias ao Minuto

10:28 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia Eletricidade

O preço da eletricidade no mercado grossista tem estado a aumentar e estabelece um novo máximo esta sexta-feira, nos 216,01€/MWh. Nesta senda, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) criou um conjunto de medidas extraordinárias para os setores elétrico e do gás natural destinadas a minorar os efeitos adversos dos preços nos mercados grossistas. 

"Esta proposta foi hoje enviada aos operadores económicos de ambos os setores [elétrico e do gás natural], para audiência de interessados. O objetivo é assegurar uma maior flexibilidade da operação de comercialização em mercado, sem custos ou riscos acrescidos para os consumidores de energia", refere a ERSE, em comunicado. 

As medidas propostas "permitem ainda evitar eventuais problemas com a saída de comercializadores do mercado, bem como assegurar o acesso mais facilitado ao aprovisionamento de energia".

Além disso, "preservam a concorrência no mercado da energia, limitando eventuais impactes adversos sobre a liberalização do setor mediante uma adequada contenção de eventuais riscos sistémicos", refere o regulador. 

A escalada do preço da eletricidade parece não ter fim à vista. Os dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE) revelam que na sexta-feira vai ser atingido um novo máximo histórico, com o preço nos 216,01 euros por megawatt/hora (MWh). 

"Esta subida de preços e a elevada volatilidade, sem precedentes, impacta de forma significativa a atividade da generalidade dos agentes do setor, em particular os comercializadores que asseguram, por via da sua atividade específica, a ligação entre os referenciais grossista e retalhista do mercado de energia", adianta a ERSE, admitindo que há "o risco de uma saída de operadores do mercado, de forma potencialmente desordenada". 

Por isso, "importa minorar o efeito que a situação gravosa de preços do mercado grossista provoca no mercado português, prevenindo, sempre que possível, a perda de diversidade por saída de agentes". 

As medidas extraordinárias, indica o regulador, "têm um enfoque temporal de mais curto prazo e  não configuram um acréscimo de riscos ou encargos para os consumidores de eletricidade ou de gás natural".

Leia Também: Escalada do preço da luz prossegue. Chegará aos 216,01€/MWh na 6.ª feira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório