Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Vasco Cordeiro aponta Portugal como "exceção" na articulação do PRR

O vice-presidente do Comité Europeu das Regiões, Vasco Cordeiro, considera Portugal uma exceção na forma como o Governo articulou com as regiões e os municípios a preparação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Vasco Cordeiro aponta Portugal como "exceção" na articulação do PRR
Notícias ao Minuto

12:27 - 14/10/21 por Lusa

Economia Comité Europeu das Regiões

A falta de participação das autoridades locais e regionais na definição dos instrumentos da recuperação da crise pandémica "é uma das questões que tem marcado o debate" no âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades, que decorre em Bruxelas, onde Vasco Cordeiro considerou que "Portugal é de certa forma a exceção".

Em entrevista à agência Lusa, o vice-presidente do Comité Europeu das Regiões afirmou que, ao contrário do que aconteceu na maioria dos 27 Estados-membros, em Portugal os Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) tiveram em conta as propostas "dos governos regionais, das comissões de coordenação e das próprias autarquias".

Não pondo em causa que "exista espaço para melhoria", mesmo em Portugal, o ex-presidente do Governo dos Açores lembra que aquele governo "apresentou uma proposta para a utilização das verbas do PRR ao Governo da República, que foi acolhida praticamente na íntegra".

A ligação entre os governos europeu, nacionais, regionais e locais "é fundamental para que os cidadãos sintam uma ligação com aquilo que se está a fazer, com os seus representantes e com o processo de caminhar para um determinado objetivo", afirmou, alertando que "quando se perde esta ligação as coisas tornam-se mais difíceis e abre-se espaço a fenómenos populistas, extremistas".

Dar voz ativa aos poderes locais é "uma ideia central" que sai da Semana das Regiões que hoje termina e da qual Vasco Cordeiro faz "um balanço positivo".

"É uma excelente iniciativa porque permite este contacto entre representantes dos Poderes Locais e Regionais de toda a Europa" e que deve "continuar e ser reforçada", disse, sublinhando que o evento "permite também, em alguns aspetos, a partilha de experiências relacionadas com a UE e sobre como é que uma cidade ou uma região está a utilizar fundos num determinado sentido ou noutro".

Do programa de quatro dias de trabalhos saiu um maior conhecimento sobre como estão as regiões e cidades dos 27 "a lidar com os problemas da habitação, da mobilidade urbana, da gestão dos resíduos", mas também "um ânimo acrescido para que as autoridades locais e regionais possam continuar e reforçar esse papel de serem parte fundamental na construção desse nosso futuro comum", acrescentou.

Vasco Cordeiro elogiou ainda o desempenho dos eleitos portugueses para os diversos organismos europeus, considerando que "o país tem beneficiado aos mais variados níveis em termos de influência política".

Recusando ser "juiz em causa própria" e escusando avaliar o trabalho do Comité das Regiões, o vice-presidente destacou o trabalho da Comissária Europeia para Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, da Comissão Europeia e dos deputados de todos os partidos com assento no Parlamento Europeu, como "um trabalho que dignifica e prestigia o país".

"Cada um dentro das suas funções, a presença portuguesa nesses órgãos constitui uma forma de afirmarmos a nossa realidade e de defendermos os nossos interesses, porque é disso que se trata", concluiu Vasco Cordeiro.

A Semana Europeia que hoje termina tem como lema "Juntos pela Recuperação" e aborda quatro temas centrais: "Transição Verde: para uma recuperação sustentável e verde"; "Coesão: da emergência à resiliência"; "Transição Digital: para pessoas"; e "Envolvimento dos Cidadãos: para uma recuperação inclusiva, participativa e justa".

Leia Também: PRR: Mais de metade dos valores do plano já foram contratados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório