Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Wall Street baixa com preços do petróleo

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com a sessão a ficar marcada pela subida dos preços do petróleo, a preocupação com as perspetivas económicas e a próxima época de divulgação de resultados trimestrais.

Wall Street baixa com preços do petróleo
Notícias ao Minuto

22:53 - 11/10/21 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Avergae baixou 0,72%, para os 34.496,06 pontos, o alargado S&P500 desceu 0,69%, para as 4.361,19 unidades, e o tecnológico Nasdaq recuou 0,64%, para as 14.486,20.

A sessão teve um desenrolar irregular, no dia feriado dedicado a Cristóvão Colombo, que levou à redução do volume transacionado e ao encerramento inclusive do mercado obrigacionista.

A prudência manifestada pelos investidores foi alimentada pela forte subida do preço do petróleo dos EUA [West Texas Intermediate (WTI)], que chegou a cotar a 82 dólares, fechando nos 80,52 dólares, sendo esta a primeira vez desde outubro de 2014 que fecha acima dos 80 dólares.

Para a prudência dos investidores também contribuiu a revisão em baixa das previsões de crescimento da economia dos EUA em 2021 e 2022, feita pelo Goldman Sachs, devido ao atraso na recuperação dos gastos dos consumidores, de respetivamente de 5,7% para 5,6% e de 4,4% para quatro por cento.

Na opinião de Sam Stovall, responsável pela pesquisa no gabinete CFRA, "os investidores receiam que os preços elevados do petróleo agravem ainda mais o enfraquecimento da economia".

Previu também que o mercado bolsista prossiga a sua descida, mantendo-se nos níveis baixos a que chegou no final de setembro, sob o efeito conjugado da inflação e da diminuição do ritmo de crescimento.

Para mais, os investidores "receiam que os resultados do terceiro trimestre não sejam tão bons como esperavam", acrescentou Sam Stovall.

"À medida que nos aproximamos da época dos resultados, o que não faltam são motivos de inquietação", corroborou J. J. Kinahan, responsável pela estratégia de investimento na TD Ameritrade.

Este analista espera, em particular, informações sobre os problemas de abastecimento, muito generalizados agora na indústria e que podem perturbar o dom desenrolar da época das festas de fim de ano.

A época dos resultados vai começar a sério na quarta-feira com pesos pesados, como JPMorgan Chase, Delta Air Lines e BlackRock.

Leia Também: Wall Street segue em terreno misto e preço do petróleo WTI sobe

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório