Sonae IM vende CB4 à norte-americana de vestuário Gap

Operação representa uma saída da empresa da Sonae IM, o braço de investimento tecnológico do grupo multinacional Sonae.

negócios, empresas, compra, aquisição

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/10/2021 09:28 ‧ 06/10/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

Gap

A Gap Inc., empresa norte-americana de vestuário, comprou a CB4, empresa de desenvolvimento de software de inteligência artificial (IA) que melhora em loja a experiência do consumidor, numa operação que representou uma saída da Sonae IM, o braço de investimento tecnológico do grupo multinacional Sonae.

"O investidor português participou na ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares, em 2019, ao lado de nomes de peso a nível mundial, como a Octupus Ventures, a Sequoia Capital e a Pereg Ventures, pelo potencial e impacto da tecnologia nos retalhistas", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A operação, liderada pelo departamento de crescimento estratégico da Gap Inc., surge no âmbito da estratégia da empresa de investir em tecnologia para impulsionar o crescimento e inovação que tenham impacto em todo o seu portefólio de marcas.

"Enquanto investidores, esta operação é muito positiva, pois permite validar a nossa tese de investimento. Vimos potencial na equipa da CB4, na tecnologia disruptiva, e na abordagem inovadora a um problema muito relevante do setor do retalho. Acompanhámos de perto uma evolução substancial nos últimos dois anos, e ficamos orgulhosos por ver um dos principais retalhistas do mundo a desejar integrar esta solução no core do seu negócio", refere Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, citado no mesmo comunicado. 

O software da CB4 utiliza 'machine learning' e algoritmos avançados de IA para identificar a elevada procura de produtos específicos nas lojas. Quando um produto não consegue vender a níveis de procura previstos, a CB4 envia um alerta sobre o problema ao gestor de loja e sugere formas de o corrigir.

"Esta solução gera aumentos entre 0,5% e 2% em novas vendas líquidas, melhor experiência do cliente e maior capacidade de encontrar produtos", pode ler-se. 

Leia Também: Bolsas europeias em baixa, com subida do petróleo e dos juros das dívidas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas