Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Governo abre concursos para investigação e inovação na agricultura

O Ministério da Agricultura anunciou hoje a abertura de dois concursos, com uma dotação global de oito milhões de euros, para o financiamento de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação.

Governo abre concursos para investigação e inovação na agricultura
Notícias ao Minuto

15:59 - 01/10/21 por Lusa

Economia Agricultura

"O Ministério da Agricultura abriu concursos para apresentação de candidaturas ao financiamento de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação, no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, 'Terra Futura', nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", indicou, em comunicado.

Em causa estão dois concursos, com uma dotação de quatro milhões de euros cada, sendo que cada candidatura pode beneficiar, no máximo, de um milhão de euros por aviso.

Um dos concursos visa promover a redução das emissões de gases com efeitos de estufa no setor agrícola e potenciar o sequestro de carbono no solo, enquanto o outro pretende financiar projetos que aumentem a resiliência da atividade agrícola, face aos impactos do aquecimento global.

"Queremos, com inovação, conhecimento e tecnologia, convocar a sociedade e responder aos desafios que se colocam ao setor agrícola. Temos de garantir uma produção cada vez mais sustentável dos pontos de vista ambiental, económico e social. Ou seja, uma produção que, assegurando um rendimento justo ao produtor e um preço justo ao consumidor, contribua para a construção do nosso futuro coletivo", afirmou, citada no mesmo documento, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A apresentação de candidaturas poderá ser efetuada, até ao dia 30 de novembro, através do 'site' do IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (www.ifap.pt/web/guest/prr-candidaturas).

A Agenda de Inovação, inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), conta com 93 milhões de euros para a sua implementação.

Deste valor, 45 milhões de euros são destinados à dinamização de projetos de investigação e inovação, 12 milhões de euros ao financiamento de projetos estruturantes para a transformação digital e 36 milhões de euros à modernização de 24 polos da rede de inovação.

Leia Também: Contratos de muito curta duração "imprescindíveis" para agricultura

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório