Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Contratos de muito curta duração "imprescindíveis" para agricultura

Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) classificou os contratos de trabalho especiais de muito curta duração como "imprescindíveis" para o setor, vincando que não podem ser incluídos no combate à precariedade.

Contratos de muito curta duração "imprescindíveis" para agricultura
Notícias ao Minuto

09:36 - 01/10/21 por Lusa

Economia CAP

"É determinante que não se confundam os contratos de muito curta duração com contratos precários. São realidades distintas e que, por isso, têm que ser abordados de forma diferenciada. Os contratos de muito curta duração são imprescindíveis na agricultura, que segue o ciclo produtivo da natureza, que tem necessidades sazonais condicionadas pelos ciclos naturais das plantas e das produções", afirmou o secretário-geral da CAP, Luís Mira, em resposta à Lusa.

O PCP apresentou um projeto de lei, aprovado, na generalidade, com os votos do PS, para reverter algumas medidas laborais, como os contratos especiais de muito curta duração.

Notando ser este o ponto de partida "essencial" para uma discussão "séria e informada", a CAP apontou ainda que o setor rural é caracterizado por uma "multiplicidade de situações que o tornam especial em relação aos outros setores".

De acordo com a confederação, esta tipologia de contratos foi consagrada em 2009, "depois de muitos anos de pedidos dirigidos nesse sentido: criação de uma figura ágil e simples para a contratação de trabalhadores agrícolas para fazer face a necessidades, em muito caso urgentes, de muito curta duração [...], abrangidos por seguros de acidentes de trabalho, com salários pagos de acordo com os montantes previstos nos CCT [contratos coletivos de trabalho] aplicáveis".

A isto soma-se a taxa de segurança social de 26,1% liquidada pela entidade empregadora.

Até 2019, este tipo de contratos estava apenas disponível para a atividade sazonal do setor agrícola ou eventos turísticos, sendo que não poderia exceder os 15 dias.

Desde outubro de 2019, a duração máxima foi alargada para 35 dias e estes contratos ficaram disponíveis para todos os setores de atividade, quando justificado.

"O fim deste tipo de contratos representa um retrocesso na adequação da lei às exigências da vida quotidiana e da economia, neste caso agrícola. O setor agrícola precisa da existência deste tipo de contratos", concluiu Luís Mira.

A CAP já se reuniu com os grupos parlamentares do PCP e do PS, garantindo que vai continuar a "encetar esforços" para sensibilizar "todos os intervenientes políticos" para deixarem cair esta proposta.

Leia Também: Governo defende melhor pagamento a produtor de uvas para qualidade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório