Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Consumo com cartões recuperou este verão. Valor sobe para níveis de 2019

Valor total das operações (compras físicas mais levantamentos na rede multibanco) aumentou 12% no verão de 2021 em comparação com o ano passado e 3% face a 2019.

Consumo com cartões recuperou este verão. Valor sobe para níveis de 2019

Entre 1 de julho e 15 de setembro, o consumo realizado em Portugal deu sinais de retoma face a 2020, tendo já recuperado para níveis de 2019, de acordo com dados divulgados, esta segunda-feira, pela SIBS. O valor total das operações (compras físicas mais levantamentos na rede multibanco) aumentou 12% no verão de 2021 em comparação com o ano passado e 3% face a 2019.

"No que se refere apenas aos consumidores portugueses, o valor das operações com cartão aumentou 9% em comparação com 2021 e 6% face a 2019", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Contudo, junto dos turistas estrangeiros registou-se uma variação mais significativa: registou-se um aumento de 47% no valor das transações com cartões estrangeiros no verão deste ano face ao período homólogo, embora ainda 18% abaixo dos valores registados em 2019.

Do ponto de vista regional, relativamente a compras e levantamentos, destaca-se o aumento no consumo face ao verão de 2020 na Madeira (+26%), nos Açores (+19%) e no Algarve (+18%).

"Com a exceção de Lisboa e Vale do Tejo, a tendência de recuperação no valor das operações verifica-se praticamente em todas as regiões, mesmo comparando o verão de 2021 com o de 2019, o que indicia uma retoma progressiva da economia e, ao mesmo tempo, uma adesão crescente dos consumidores a pagamentos por via digital", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Portugueses viajaram mais este ano

Os portugueses também viajaram mais este verão em comparação com 2020, segundo os dados da SIBS, com o valor das operações com cartões nacionais no estrangeiro a crescer 60%, mas ainda longe dos valores de 2019, com o consumo além-fronteiras ainda a -20%.

Leia Também: Consumo de combustíveis mantém trajetória ascendente e sobe 17% em agosto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório