Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal prorroga moratória sobre empréstimos diretos a Cabo Verde

Esta é a terceira moratória que o Governo português concede ao país. É até final do ano.

Portugal prorroga moratória sobre empréstimos diretos a Cabo Verde
Notícias ao Minuto

15:39 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

Economia Cabo Verde

O Governo português aprovou uma (nova) suspensão "do pagamento do serviço da dívida, até 31 de dezembro de 2021, por parte da República de Cabo Verde, relativa aos empréstimos diretos concedidos", indica uma nota conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Finanças. Esta ocorre "na sequência do pedido apresentado por este país". 

"Esta é a terceira moratória que o Governo português concede a Cabo Verde, em resposta ao apelo lançado pelo Clube de Paris e pelo G20, a todos os credores bilaterais oficiais e privados, para uma mobilização mundial no apoio aos países parceiros menos desenvolvidos, através da 'Iniciativa de suspensão do serviço de dívida'", lê-se ainda no comunicado das tutelas.

Esta moratória, é também explicado, "integra-se no conjunto de esforços que Portugal tem envidado para apoiar os seus países parceiros na mitigação dos impactos económicos, sociais e sanitários provocados pela pandemia de Covid-19", entre os quais, recorda-se, se incluem o envio de vacinas, medicamentos e equipamentos. 

A adoção desta medida de suspensão do pagamento de capital e juros vai determinar uma "negociação nos contratos de empréstimo e o estabelecimento de novo plano de pagamento da dívida objeto da moratória", terminam os ministérios. 

Leia Também: PM de Cabo Verde solidário com vizinho arquipélago das Canárias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório