Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PM de Cabo Verde solidário com vizinho arquipélago das Canárias

O primeiro-ministro de Cabo Verde disse hoje que está solidário com o vizinho arquipélago das Canárias, face à erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma.

PM de Cabo Verde solidário com vizinho arquipélago das Canárias
Notícias ao Minuto

11:10 - 22/09/21 por Lusa

Mundo Erupção

"Tive uma conversa telefónica ontem [terça-feira] com o Presidente do Governo Autónomo das Canárias, em que manifestei solidariedade pela difícil situação que vive La Palma, derivada da erupção vulcânica", disse o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Os arquipélagos vulcânicos das Canárias (Espanha) e de Cabo Verde, ambos próximos à costa africana e separados por menos de 1.500 quilómetros, mantêm fortes relações de proximidade, nomeadamente ao nível económico.

Os dois arquipélagos já assumiram anteriormente que pretendem retomar as reuniões de alto nível -- que não se realizam desde o início da pandemia de covid-19 -, entre o Governo de Cabo Verde e o Governo Regional das Canárias, depois de a última cimeira ter acontecido em janeiro de 2018.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

Dezenas de casas já foram destruídas pela lava do vulcão que continua a correr em direção ao mar, mas não há vítimas depois de as autoridades terem retirado mais de 6.000 pessoas da zona da erupção.

A agência espanhola Efe noticiou que o gestor da navegação aérea em Espanha emitiu uma recomendação, como medida preventiva, para que sejam suspensos os voos para a ilha de La Palma.

Leia Também: Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório