Da fatura da Covid ao recorde de CR7: Os cinco números da semana

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Cinco medidas do OE2021 que vão (mesmo) ter impacto no seu dia-a-dia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/09/2021 08:11 ‧ 04/09/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

história da semana

Esta semana ficou marcada pela divulgação de vários indicadores que mostram como está a reagir a economia portuguesa ao impacto da pandemia, numa altura em que a vacinação continua a progredir em território nacional.

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Crise pandémica pode atingir impacto de 40 mil milhões de euros na dívida

A crise pandémica teve até agora um impacto de 30 mil milhões de euros na dívida pública portuguesa, disse o ministro das Finanças, João Leão, acrescentado que poderá atingir os 40 mil milhões de euros até ao próximo ano.

Além disso, foi também divulgado pelo Banco de Portugal que a dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, situou-se em julho nos 274,6 mil milhões de euros, o que significa uma redução de 2,9 mil milhões de euros face ao mês anterior.

  • INE confirma: PIB dispara 15,5% no 2.º trimestre e 4,9% em cadeia

O produto interno bruto (PIB) disparou 15,5% no 2.º trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados divulgados, na terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em cadeia, ou seja, face aos primeiros três meses do ano - marcados também pelo confinamento - o PIB cresceu 4,9%, revelou o INE, confirmando os dados provisórios divulgados há um mês. 

  • Taxa de desemprego cai para 6,6% em julho

A taxa de desemprego caiu para 6,6% em julho, de acordo com os dados provisórios divulgados, na terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em junho foi de 6,8%. 

  • Moratórias continuam a baixar. Havia 36,8 mil milhões abrangidos em julho

Os empréstimos em moratória continuaram a baixar em julho. Segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal, na terça-feira, o montante global de empréstimos abrangidos por moratórias era de 36,8 mil milhões de euros nesse mês, abaixo do valor de junho. 

  • Cristiano Ronaldo sagra-se o melhor marcador da história por seleções com 111 golos

Cristiano Ronaldo tornou-se, na quarta-feira, no melhor marcador da história por seleções, graças aos dois golos marcados por Portugal à beira do apito final para o encontro de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, diante da República da Irlanda.

Leia Também: Portugal "muito perto dos 75%" de população completamente vacinada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas