Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Preços da eletricidade no mercado ibérico voltam a bater (novo) recorde

Com o preço nos 132,47 euros por megawatt hora é estabelecido um novo máximo histórico, sendo que a escalada dos preços no mercado grossista tem sido contínua nos últimos dias. 

Preços da eletricidade no mercado ibérico voltam a bater (novo) recorde
Notícias ao Minuto

09:52 - 01/09/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia Eletricidade

O mês arranca com mais um recorde no mercado ibérico de eletricidade: o preço esta quarta-feira, dia 1 de setembro, deverá atingir os 132,47 euros por megawatt hora (MWh), de acordo com os dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE). 

Com este valor é estabelecido um novo máximo histórico, sendo que a escalada dos preços no mercado grossista tem sido contínua nos últimos dias. De acordo com o El País, além destes números nunca terem sido registados fazem de agosto o mês mais caro da história. 

A tendência de aumento dos preços da eletricidade parece não ter fim, mas os especialistas tinham já alertado para este facto, dados os preços elevados do gás e os custos das licenças de emissão de carbono.

O aumento dos preços no mercado grossista já ditou uma atualização dos preços, no início de julho, mas por enquanto é "prematuro" antecipar uma nova atualização, disse a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ao Notícias ao Minuto

Notícias ao Minuto Preços da eletricidade voltam a bater um novo recorde esta quarta-feira© OMIE

Na terça-feira, recorde-se, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, disse que Portugal dispõe de "muitas almofadas" que vai utilizar com o objetivo de inibir o aumento do preço da eletricidade para os consumidores, perante os acréscimos nos mercados grossistas. 

Contudo, em Espanha, a ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, admitiu, na segunda-feira, que a fatura da eletricidade pode disparar 25% este ano em relação a 2020, devido aos acréscimos no mercado ibérico, conforme noticiou o El País. Além disso, descartou qualquer intervenção pública na fixação de limites.

Por cá, o ministro do Ambiente diz que a situação é distinta, desde logo porque as variações em Portugal são anuais e em Espanha são mensais. 

Leia Também: Connecting Europe Express parte amanhã de Lisboa (e vai ligar 26 países)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório