Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 28º

PIB dos EUA cresce 6,6% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anualizado de 6,6% no segundo trimestre, ligeiramente acima da estimativa inicial, indicou hoje o Departamento do Comércio.

PIB dos EUA cresce 6,6% no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

16:46 - 26/08/21 por Lusa

Economia PIB

A primeira estimativa apontava para um crescimento de 6,5% do PIB entre abril e junho.

A reabertura da economia, graças à vacinação, e os largos milhões de dólares dos pacotes de relançamento económico aprovados no Congresso permitiram estimular o consumo.

A evolução do crescimento económico em ritmo anualizado feita nos Estados Unidos faz uma comparação com o trimestre precedente e projeta a evolução para o ano inteiro.

O crescimento do PIB atingiu 1,6% em comparação com o trimestre anterior, o modo de cálculo utilizado na maioria dos países.

Este crescimento permitiu à economia norte-americana atingir o nível que tinha antes da pandemia de covid-19, mas os indicadores de julho apontam para um abrandamento na recuperação económica por causa da variante Delta, que tem levado a um aumento de casos de infeções.

Quanto aos preços, a sua subida foi revista nos três meses de abril a junho para 6,5%, em vez de 6,4%, segundo o índice de inflação PCE, contra 3,8% no trimestre anterior. Trata-se do ritmo mais rápido desde 1982.

A inflação subjacente, que exclui os preços dos alimentos e da energia por serem os mais voláteis, atingiu 6,1%, o nível mais alto desde 1975, contra 2,7% entre janeiro e março.

Leia Também: PIB da África do Sul revisto em alta para 11% após alterações na medição

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório