Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Já ouviu falar de esquemas piramidais? "Esteja atento. Não ceda à fraude"

Tome nota de alguns sinais e saiba identificar um esquema de pirâmide financeira.

Já ouviu falar de esquemas piramidais? "Esteja atento. Não ceda à fraude"
Notícias ao Minuto

09:32 - 25/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia esquemas piramidais

Já ouviu falar dos esquemas piramidais? Na prática, trata-se de um esquema fraudulento em que os lucros, por norma, estão dependentes do recrutamento de novos membros. Nas redes sociais há cada vez mais apelos à entrada neste 'meio', mas o conselho do Banco de Portugal (BdP) é que "esteja atento" e "não ceda à fraude". 

"Os esquemas de pirâmide financeira são operações fraudulentas que oferecem lucros anormalmente altos com base no recrutamento de novos membros. Desconfie sempre de promessas de retorno avultadas. Descubra os sinais. Esteja atento. Não ceda à fraude", refere o BdP, num post na rede social Twitter. 

Por normal, explica o BdP, a adesão ao serviço "envolve o pagamento de um montante considerável quando comparado com o custo real do produto/serviço".

Além disso, existem "promessas de retornos anormalmente altos e num curto espaço de tempo". E mais: "Os membros são incentivados ao recrutamento de novos membros" e "o êxito e segurança do 'investimento' são divulgados em encontros e eventos faustosos com testemunhos de sucesso". 

O supervisor da banca nota ainda que, por norma, "não existe muita informação sobre a entidade que gere o esquema", não há uma sede física e é tudo virtual. 

Se estiver perante uma situação em que note estes sinais, a recomendação do BdP é clara: "Esteja atento. Não ceda à fraude."

Leia Também: Apritel: Portugal na liderança da descida de preços de Internet fixa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório