Meteorologia

  • 28 OUTUBRO 2021
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 23º

Edição

Arrefecimento da indústria chinesa arrasta Wall Street para baixo

A sessão de hoje na bolsa nova-iorquina começou em alta, mas foi arrefecendo com o desenrolar do dia, devido aos números dececionantes sobre a indústria chinesa, com os seus principais índices a fechar em queda ou estagnados.

Arrefecimento da indústria chinesa arrasta Wall Street para baixo

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,28%, para os 34.838,16 pontos, e o alargado S&P500 perdeu 0,18%, para as 4.387,16 unidades. Já o tecnológico Nasdaq fechou estável, com um avanço de 0,06%, para os 14.681,07 pontos.

"O mercado tinha começado em alta, mas acabou parcialmente em baixa, devido à queda dos rendimentos obrigacionistas", sinal de que os investidores estão a apostar nas obrigações e no seu estatuto de valo refúgio, salientou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities.

As taxas das obrigações do Tesouro, a 10 anos, que evoluem em sentido inverso ao da sua cotação, caíram para o nível mais fraco desde o início de fevereiro, de 1,1740%, face aos 1,2223% de sexta-feira.

Os investidores foram dominados pela inquietação sobre o crescimento da economia internacional quando saiu um índice sobe a indústria na China, que revelou uma atividade em julho a roçar a contração.

Segundo um índice independente, divulgado hoje, que confirma a tendência do índice oficial, a atividade industrial caiu na China, em julho, para o seu nível mais baixo desde há 15 meses.

O índice de atividade dos diretores de compras (PMI), calculado pelo gabinete IHS Markit, estabeleceu-se nos 50,3 pontos em julho, abaixo dos 51,3 de junho, o que ficou abaixo das expectativas dos analistas.

Um valor acima dos 50 indicia uma expansão da economia e abaixo aponta para uma contração.

Nos EUA, o crescimento do setor industrial baixou em julho, dos 60,6% de junho para 59,5% em julho, outro sinal que chamou a atenção dos investidores.  

"A economia está a arrefecer na China e os investidores tornam-se prudentes, com receio de uma diminuição do crescimento" da economia internacional, sublinhou Peter Cardillo.

Quanto a ações do dia, o título da Amazon, depois de ter desvalorizado 7,56%, por causa de vendas e perspetivas dececionantes, estabilizou hoje, ao acabar com uma subida de 0,12%.

A plataforma de corretagem em linha Robinhood, que na sexta-feira tinha terminado em baixa o seu primeiro bolsista, fechou hoje a ganhar 7,20%, recuperando as perdas das suas primícias.

Leia Também: Wall Street inicia sessão em alta, em linha com Europa e Ásia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório